Serviço Social: exercício profissional do assistente social na gestão de políticas públicas

Autores

  • Mabel Mascarenhas Torres Universidade Estadual de Londrina
  • Liria Maria Bettiol Lanza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.2979

Resumo

Resumo: O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Trata-se de um dos campos profissionais onde exerce função de planejamento e avaliação de programas, projetos e serviços das políticas públicas. Este artigo aponta referências sobre este trabalho partindo da bibliografia sobre o Serviço Social e seu estatuto teórico-prático. Indica a necessidade de analisar a profissão e as relações construídas entre o projeto ético-político, o exercício profissional e suas dimensões. Conclui que este exercício requer um conjunto de saberes que o possibilita reconhecer as determinações constitutivas deste campo profissional dentre elas, identificar o modo como opera a relação teoria e prática; os conhecimentos que a orientam; a interpretação dos desafios da gestão social como possibilidade de (re) construir e qualificar as respostas profissionais.

Palavras-chaves: Serviço Social. Trabalho profissional. Gestão de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mabel Mascarenhas Torres, Universidade Estadual de Londrina

Mabel Mascarenhas Torres – assistente social, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – UEL, doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “As expressões do exercício profissional desenvolvido pelo assistente social”.

email: mmtorres@uel.br

Liria Maria Bettiol Lanza, Universidade Estadual de Londrina

Liria Maria Bettiol Lanza – assistente social, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – UEL, doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Gestão de Políticas Sociais e Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Serviço Social, Formação Profissional e Trabalho em Saúde”.

email: liriabettiol@uel.br

 

Downloads

Publicado

22-08-2013

Como Citar

Mascarenhas Torres, M., & Lanza, L. M. B. (2013). Serviço Social: exercício profissional do assistente social na gestão de políticas públicas. Argumentum, 5(1), 197–215. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.2979