Envelhecimento populacional no Brasil: elementos para pensar o lugar das familias na proteção dos idosos

Autores

  • Adriana Silva Assistente Social. Residente do Curso de Residência Integrada em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC).
  • Keli Regina Dal Prá Assistente Social. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais.

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7382

Resumo

O presente artigo aborda, mediante a exposição de dados demográficos, a questão do envelhecimento populacional brasileiro. O objetivo do estudo é refletir sobre as implicações das mudanças demográficas para a organização das famílias no que se refere à proteção dos idosos. Em termos metodológicos o estudo se caracteriza pela natureza qualitativa, com abordagem do tema a partir de revisão bibliográfica relacionada às mudanças demográficas, às principais características da população idosa e a questão da responsabilização das famílias na proteção dos seus idosos. Dentre os principais resultados está que o aumento do número de idosos brasileiros se deve às modificações ocorridas na sociedade ao longo dos anos, tais como: a queda da fecundidade, a inserção da mulher no mercado de trabalho e os avanços da medicina, bem como que a população idosa possui algumas características como, por exemplo, a predominância de pessoas do sexo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keli Regina Dal Prá, Assistente Social. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais.

Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente no tema de formação profissional, e na área de Saúde Coletiva nos temas de direito à saúde, saúde em áreas de fronteira, saúde no Mercosul e saúde pública

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Silva, A., & Dal Prá, K. R. (2014). Envelhecimento populacional no Brasil: elementos para pensar o lugar das familias na proteção dos idosos. Argumentum, 6(1), 99–115. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7382