O direito à educação e a democratização na Venezuela bolivariana

Autores

  • Débora Villetti Zuck Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Bruna da Silva Alves UNIOESTE
  • Francis Mary Guimarães Nogueira UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8296

Resumo

Analisamos o processo de democratização da educação escolar na Venezuela e a concretização do direito à educação, desde 1999. O estudo foi realizado por meio da revisão de literatura sobre a história e as Políticas Educacionais, dos documentos da base legal e oficial e da coleta de dados disponíveis em bancos on-line e sites estatísticos. Considerando a vinculação entre educação, sociedade e Estado, a instituição escolar integra as relações sociais em mudança naquele país. Entendemos que os avanços substanciais na democratização da educação escolar em todos o níveis está estreitamente vinculado à democratização das relações estabelecidas no interior da sociedade venezuelana, ou seja, que o povo historicamente à margem dos bens sociais tenha acesso à saúde, à alimentação, à habitação, ao lazer, ao trabalho, ao poder popular, enfim, as diversas dimensões da vida, como é o caso da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Villetti Zuck, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Cascavel. Atualmente é pedagoga na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Bruna da Silva Alves, UNIOESTE

Pedagoga; mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel; integrante do GPPS.

Francis Mary Guimarães Nogueira, UNIOESTE

Pós-doutora pelo Centro de Estudios del Desarrollo (CENDES), da Universidade Central de Venezuela (UCV); Doutora em Educação; Docente da UNIOESTE; Pesquisadora do GPPS.

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

Villetti Zuck, D., da Silva Alves, B., & Guimarães Nogueira, F. M. (2014). O direito à educação e a democratização na Venezuela bolivariana. Argumentum, 6(2), 119–137. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8296