Política Social no Brasil contemporâneo: velhas essências sob novos rótulos

Autores

  • Getúlio Henrique Ferreira Alves Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.9771

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em questionar se as ações propostas pelo dito neodesenvolvimentismo implicaram em rupturas com a dogmática neoliberal ou se trata de um novo rótulo recheado com a velha essência econômica conservadora? Para tanto, foram analisados os dados, da última década, acerca do crescimento do PIB e do PIB per capita, evolução do gasto social e seus impactos na redução da pobreza e da desigualdade social. Com base nisso, conclui-se que as ações em curso em nada justificam o rótulo de novo. Ao contrário, seguem sacrificando recursos sociais – principalmente os da seguridade social – em prol da rolagem da dívida pública brasileira, mascaram a real estatística da pobreza e mantém uma carga tributária regressiva, que limita uma redistribuição efetiva de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Getúlio Henrique Ferreira Alves, Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

É assistente social formado pela Universidade de Brasília, com mestrado em Política Social pela mesma instituição. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, se dedicando as pesquisas relacionadas à seguridade social e trabalho.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2015

Como Citar

Alves, G. H. F. (2015). Política Social no Brasil contemporâneo: velhas essências sob novos rótulos. Argumentum, 7(2), 89–102. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.9771