Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

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    Visando uma real avaliação do manuscrito é necessária a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider, disponível em http://www.copyspider.com.br/main/ , e nos envie o relatório que mostre que o artigo possui no máximo 3 % de similaridade com outros arquivos  (e a justificativa caso seja maior que 3%). Relatório deve ser devidamente anexado no campo "Docs. sup.".

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    O sistema atual, utilizado pela revista, exige que o(s) autor(es) indique (em) 3 revisores potenciais para o seu manuscrito, e eles não devem pertencer a sua instituição. A indicação deve ocorrer no campo "Comentários do Autor" ou como "Docs. sup."contendo: NOME COMPLETO, ORCID, Área de Atuação, TITULAÇÃO, E-MAIL e Instituição/Afiliação.

    O(s) autor(es) pode(rão), também, indicar revisores não-preferenciais. Cabe ao Editor associado aceitar, ou não, essa indicação.

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  • O TEXTO SEGUE OS PADRÕES DE ESTILO E REQUISITOS BIBLIOGRÁFICOS DESCRITOS EM "DIRETRIZES PARA AUTORES" (TEMPLATE) ACIMA E QUANTO A APA: REGRAS GERAIS DE ESTILO E FORMATAÇÃO. (Área de Recursos Electrónicos e Apoio ao Utilizador Biblioteca da Universidade de Aveiro, 2010).

  • O alinhamento do texto deve ter formatação justificada, sem cabeçalho, rodapé, notas de pé de página, nem número da página. O formato do papel deve ser A4, com margens superior e inferior, direita e esquerda de 2,5 cm. A fonte do documento é Time News Roman, tamanho 12. Os parágrafos não possuem recuo, têm espaçamento anterior de 0 pt. e, posterior, de 6 pt. O espaçamento entre linhas é de 1,15, salvo em casos particulares. As seções podem ter subseções e estas ainda comportam mais três níveis de subdivisões. Como exemplo: 4.2.3 METODOLOGIA designa a terceira subdivisão da segunda subseção da seção 4. Já o uso de imagens, equações, tabelas e as ilustrações deve seguir o bom senso e, preferencialmente, a ética e axiologia da comunidade científica que discute os temas do manuscrito. Tabelas, Quadros & Gráficos: mesma fonte do corpo do texto, tamanho 10, espaçamento entre linhas 1,0, espaçamento anterior e posterior de 0 pt. Legendas posicionadas no topo, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,0, espaçamento anterior e posterior de 0 pt.

    CITAÇÕES
    O método empregado pelas Normas APA é autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação. O texto deve ser documentado citando o autor e a data de publicação dos trabalhos pesquisados e consultados. Todos os autores citados no texto, e apenas eles, devem estar presentes nas referências com as informações completas. Este procedimento é obrigatório. A lista de referências completa deve ser apresentada no final do texto e por ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Devem ser justificadas, editadas com espaçamento 1,00 entre linhas, sem afastamento anterior e 6pt posterior entre parágrafos. Seguir orientações: http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf

    Após a devida avaliação do manuscrito pelos revisores, além seguir as sugestões dos pareceristas, é necessária a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider, disponível em http://www.copyspider.com.br/main/ , e nos envie o relatório que mostre que o artigo possui no máximo 3 % de similaridade com outros arquivos (e justificativa caso seja maior que 3%).

    O sistema atual, utilizado pela revista, exige que o(s) autor(es) indique (em) 3 revisores potenciais para o seu manuscrito, e eles não devem pertencer a sua instituição. A indicação deve ocorrer no campo "Comentários do Autor" ou como "Docs. sup.", contendo: Nome Completo, Titulação, Orcid, E-Mail e Instituição/Afiliação. O(s) autor(es) pode(rão), também, indicar revisores não-preferenciais. Cabe ao Editor Gerente aceitar, ou não, essa indicação. 

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Para obter os padrões de formatação de texto da revista, acesse sempre o último número publicado ou clique Normas BJPE 2020. (Versão do Template BJPE 2020).

O TEXTO SEGUE OS PADRÕES DE ESTILO E REQUISITOS BIBLIOGRÁFICOS DESCRITOS EM "DIRETRIZES PARA AUTORES" (TEMPLATE) ACIMA E QUANTO A APA: REGRAS GERAIS DE ESTILO E FORMATAÇÃO. (Área de Recursos Electrónicos e Apoio ao Utilizador Biblioteca da Universidade de Aveiro, 2010).  APA

 

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

1. Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

1.1.Gestão de Sistemas de Produção e Operações

1.2. Planejamento, Programação e Controle da Produção

1.3. Gestão da Manutenção

1.4. Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico

1.5. Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências

1.6. Engenharia de Métodos

LOGÍSTICA

2. Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes.

2.1.     Gestão da Cadeia de Suprimentos

2.2.     Gestão de Estoques

2.3.     Projeto e Análise de Sistemas Logísticos

2.4.     Logística Empresarial

2.5.     Transporte e Distribuição Física

2.6.     Logística Reversa

PESQUISA OPERACIONAL

3. Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

3.1.     Modelagem, Simulação e Otimização

3.2.     Programação Matemática

3.3.     Processos Decisórios

3.4.     Processos Estocásticos

3.5.     Teoria dos Jogos

3.6.     Análise de Demanda

3.7.     Inteligência Computacional

ENGENHARIA DA QUALIDADE

4. Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade.

4.1.     Gestão de Sistemas da Qualidade

4.2.     Planejamento e Controle da Qualidade

4.3.     Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade

4.4.     Organização Metrológica da Qualidade

4.5.     Confiabilidade de Processos e Produtos

ENGENHARIA DO PRODUTO

5. Conjunto de ferramentas e processos de projeto, planejamento, organização, decisão e execução envolvidas nas atividades estratégicas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado com a participação das diversas áreas funcionais da empresa.

5.1.     Gestão do Desenvolvimento de Produto

5.2.     Processo de Desenvolvimento do Produto

5.3.     Planejamento e Projeto do Produto

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL

6. Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos.

6.1.     Gestão Estratégica e Organizacional

6.2.     Gestão de Projetos

6.3.     Gestão do Desempenho Organizacional

6.4.     Gestão da Informação

6.5.     Redes de Empresas

6.6.     Gestão da Inovação

6.7.     Gestão da Tecnologia

6.8.     Gestão do Conhecimento

ENGENHARIA DO TRABALHO

8. Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. Pode-se também afirmar que esta área trata da tecnologia da interface máquina - ambiente - homem - organização.

8.1.     Projeto e Organização do Trabalho

8.2.     Ergonomia

8.3.     Sistemas de Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho

8.4.     Gestão de Riscos de Acidentes do Trabalho

ENGENHARIA ECONÔMICA

7. Formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica.

7.1.     Gestão Econômica

7.2.     Gestão de Custos

7.3.     Gestão de Investimentos

7.4.     Gestão de Riscos

ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE

9. Planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.

9.1.     Gestão Ambiental

9.2.     Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação

9.3.     Gestão de Recursos Naturais e Energéticos

9.4.     Gestão de Efluentes e Resíduos Industriais

9.5.     Produção mais Limpa e Ecoeficiência

9.6.     Responsabilidade Social

9.7.     Desenvolvimento Sustentável

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

10. Universo de inserção da educação superior em engenharia (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão) e suas áreas afins, a partir de uma abordagem sistêmica englobando a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus aspectos: a formação de pessoas (corpo docente e técnico administrativo); a organização didático pedagógica, especialmente o projeto pedagógico de curso; as metodologias e os meios de ensino/aprendizagem. Pode-se considerar, pelas características encerradas nesta especialidade como uma "Engenharia Pedagógica", que busca consolidar estas questões, assim como, visa apresentar como resultados concretos das atividades desenvolvidas, alternativas viáveis de organização de cursos para o aprimoramento da atividade docente, campo em que o professor já se envolve intensamente sem encontrar estrutura adequada para o aprofundamento de suas reflexões e investigações.

10.1.      Estudo da Formação do Engenheiro de Produção

10.2.      Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa e da Extensão em Engenharia de Produção

10.3.      Estudo da Ética e da Prática Profissional em Engenharia de Produção

10.4.     Práticas Pedagógicas e Avaliação Processo de Ensino-Aprendizagem em Engenharia de Produção

10.5.      Gestão e Avaliação de Sistemas Educacionais de Cursos de Engenharia de Produção

INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO

11. Apresentação de resultados de trabalhos de pesquisa nas  áreas de:

11.1  Web semântica, dados abertos e dados conectados;

11.2 Tecnologias aplicadas a sistemas, produtos e serviços de informação e de conhecimento;

11.3 Transformação e gestão da informação e do conhecimento;

11.4 Ferramentas de Business Intelligence;

11.5 Visualização de dados, informação e conhecimento.

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