Sobre a Revista

Foco e Escopo

A BJPE está delineada conforme os eixos temáticos elaborados pela ABEPRO e assim tem foco em:

- Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa;

- Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes; 

- Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas;

-  Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade; 

- Conjunto de ferramentas e processos de projeto, planejamento, organização, decisão e execução envolvidas nas atividades estratégicas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado com a participação das diversas áreas funcionais da empresa. 

- Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos; 

- Formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica;

- Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. Pode-se também afirmar que esta área trata da tecnologia da interface máquina - ambiente - homem - organização; 

- Planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social. 

- Universo de inserção da educação superior em engenharia (graduação, pós- graduação, pesquisa e extensão) e suas áreas afins, a partir de uma abordagem sistêmica englobando a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus aspectos: a formação de pessoas (corpo docente e técnico administrativo); a organização didático pedagógica, especialmente o projeto pedagógico de curso; as metodologias e os meios de ensino/aprendizagem. Pode-se considerar, pelas características encerradas nesta especialidade como uma "Engenharia Pedagógica", que busca consolidar estas questões, assim como, visa apresentar como resultados concretos das atividades desenvolvidas, alternativas viáveis de organização de cursos para o aprimoramento da atividade docente, campo em que o professor já se envolve intensamente sem encontrar estrutura adequada para o aprofundamento de suas reflexões e investigações. 

-----------------------------------------

Processo de Avaliação pelos Pares 

A BJPE utiliza o sistema tradicional de avaliação de artigos “duplo-cego”, no qual o parecerista não sabe quem é o autor do artigo e vice-versa.

A BJPE é uma revista cujos manuscritos são sujeitos a avaliação por avaliadores credenciados e isentos, que publica artigos sobre os temas relacionados ao foco e escopo descritos.

Importante mencionar que as revistas electrónicas abertas são periódicos publicados na internet cujos artigos completos ficam imediatamente disponíveis e acessíveis, servindo os interesses da comunidade científica internacional. Onde não há custos para publicação.

Periodicidade: Trimestral

 

CC BY 4.0 DEED Atribuição 4.0 Internacional

Você tem o direito de:

  1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
  2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
  3. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

De acordo com os termos seguintes:

  1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
  2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Avisos:

Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.

Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.

Arquivamento

A Rede de Preservação do PKP (PKP PN) providencia serviços gratuitos de preservação para qualquer revista OJS que cumpra um conjunto básico de critérios. Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuido entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservacao e restauracao.

Cobrança de taxas

Os trabalhos publicados na revista são de acesso livre e aberto, não cobrando pelo acesso dos leitores ou autores. Não devendo pagar nenhuma taxa de tramitação e publicação para a editora, site ou revista.

----------------------------------------------------------------------------------------

Fontes de Apoio

O Programa de Pós-graduação em Energia tem por finalidade a formação de recursos humanos qualificados em nível de Mestrado visando estudar a produção, o processamento de energia, petróleo e gás, bem como desenvolver materiais, tecnologias e processos energeticamente eficientes.

Promoção e estudo dos benefícios e contribuições da aplicação da gestão costeira, especificamente nas atividades econômicas relacionadas a pesca e da aquicultura, visando a segurança alimentar, nutrição, desenvolvimento socioeconômico e aumento da competitividade da cadeia produtiva e renda dos núcleos familiares intrínsecos as atividades acima expostas.

 

O Laboratório de Pesquisa Operacional, Logística e Transportes (POLT) é destinado à práticas relacionadas ao desenvolvimento estudos que apliquem a pesquisa operacional a problemas de logística como, por exemplo, problemas de localização, planejamento de transporte, sistema viário, entre outros.

Grupo de pesquisa

O desenvolvimento de competências e capacidades técnicas requerem o transbordamento dos conteúdos acadêmicos para as atividades de pesquisa e práticas profissionais, promovendo a interação entre universidade e sociedade e o desenvolvimento da região. Nesse sentido, o Núcleo de Pesquisa em Gestão de Sistemas de Produção - NP GSP do curso de Engenharia de Produção do CEUNES/UFES desenvolve pesquisas e atividades de extensão orientadas para a gestão de sistemas de produção e produtos visando qualidade e produtividade numa visão sistêmica e inovadora, preservando o ser humano e o meio ambiente. As pesquisas do Núcleo deverão contribuir para otimizar, dentro de um processo de melhoria contínua, sistemas de produção de gás, petróleo, rochas ornamentais, entre outras atividades econômicas importantes da região.