Notícias

  • CHAMADA PARA DOSSIÊ CADECS: Antropologia da sobrevivência: transformação e regeneração da vida em territórios devastados

    2020-06-02

    A sobrevivência dos processos vitais do planeta diante de constantes crises e problemas ambientais, leva-nos a entender as relações entre humanos e não-humanos no antropoceno como exercícios de transformação e regeneração da vida em territórios devastados. Ancorado nos atuais debates antropológicos sobre a vida no antropoceno, o dossiê busca reunir pesquisas que abordem analiticamente e etnograficamente as múltiplas maneiras de viver em / com / após a devastação ambiental, tanto no contexto de eventos extremos - como incêndios, erupções vulcânicas, tempestades, inundações, pandemias - quanto em duradouras crises ambientais - elevação do nível do mar, poluição do solo e da água, desmatamento. Estamos interessados ​​em aprofundar a discussão sobre a implantação desses processos no tempo e no espaço e, em particular, entender as negociações e ações emergentes que surgem em contextos configurados em torno de conflitos de interesse, valores e percepções, manifestados em situações de restrições, deslocamentos, perdas, crises e desastres ambientais. Para isso, convidamos antropólogos e outros pesquisadores a discutir: as novas relações entre humanos e não humanos decorrentes de desastres ambientais, as controvérsias entre vários sistemas de conhecimento para identificação de danos e medidas corretivas, as formas de organização política das populações afetadas, monetização (ou não) de vidas humanas em desastres ambientais, compensação por danos ambientais; deslocamentos causados ​​por desastres ambientais ou por medidas de zoneamento.

    Organizadores: Ana Beatriz Vianna Mendes (UFMG), Francisco Araos (Universidad de Los Lagos), Juan Carlos Skewes (Universidad Alberto Hurtado), Eliana Creado (UFES)

    Cronograma: envio de manuscritos (artigos, ensaios e resenhas) até 20 de setembro de 2020. Submissões online: http://periodicos.ufes.br/cadecs/login . Email: cadecs.pgcs@hotmail.com

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ CADECS: Antropologia da sobrevivência: transformação e regeneração da vida em territórios devastados
  • Chamada de artigos livres

    2018-04-03

    O Cadecs, periódico científico-acadêmico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), convida pesquisadores a submeter artigos de temática livre, que tratem de temas de interesse das áreas de antropologia, política, sociologia e áreas afins.

    Os artigos, se aprovados, poderão ser publicados no volume 6, número 2 ou em números posteriores. Os trabalhos poderão ser de essencialmente teóricos ou apresentar estudos de casos empíricos.

    Convidamos os interessados a visitar o periódico online e conhecer a proposta editorial e as diretrizes gerais para a submissão de artigos, resenhas e os outros tipos de contribuição aceitos: http://www.periodicos.ufes.br/cadecs.

    Cadecs: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais. e-ISSN: 2318-6933. Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

    ► Todas as submissões deverão ser realizadas online, através do sistema disponível em seu endereço eletrônico. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais www.periodicos.ufes.br

    ► A submissão de artigos de temática livre é de fluxo contínuo.

    ► O Cadecs publica também dossiês temáticos e, em breve, apresentará chamadas para alguns.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTA CHAMADA. Agradecemos!

    ► Informações gerais sobre o periódico e o site:
    Comitê Editorial (cadecs.pgcs@hotmail.com)

    Comitê Editorial
    Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
    Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PGCS/UFES
    DOI - http://dx.doi.org/10.24305/cadecs.v4i1

    Saiba mais sobre Chamada de artigos livres