A constituição do sistema municipal de Seropédica-RJ

Autores

  • Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.24305/cadecs.v3i2.13656

Resumo

O presente trabalho pretende identificar e analisar as origens da criação das primeiras escolas no município de Seropédica/RJ e estabelece o limite temporal do ano de 2010. A educação que hoje conhecemos na referida cidade, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, tem sua origem no município de Itaguaí, ao qual pertencia como um distrito. Seropédica é um pequeno município da região metropolitana do Rio de Janeiro, muito pobre, de característica agrícola e visível precariedade nas condições de vida da população. Embora seja uma cidade-dormitório, pois atende a grande quantitativo de trabalhadores que têm seus empregos localizados em outros municípios próximos, é conhecida, também, como cidade universitária. As unidades escolares, tanto as escolas da rede privada, como as pertencentes às redes estadual e municipal – esta última, foco da análise ora apresentada – surgiram a partir da instalação da atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na região. Ao final da investigação, o estudo desvelou que, a despeito de as instituições escolares terem surgido da necessidade criada pela presença da instituição de ensino superior, a relação entre as escolas públicas municipais e a universidade é ainda incipiente. Sinaliza, assim, que a universidade mantém-se distanciada de sua cidade, apartada de seu cotidiano, do dia a dia da população, e contribuindo ainda muito pouco para o seu desenvolvimento e a educação de sua gente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLOCH, Marc. Introdução à História. 2ªed. Publicações Europa-América, 1974.
FARIA. Roberto. Educação Municipal, a intervenção das políticas federais: reflexos na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartett: CESGRANRIO, 2012.
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Vol. I. Lisboa: Ed. Presença, 1977.
FONSECA, Marília Massard da. Resgate da História de Implantação do Centro de Atenção Integral à Criança “Paulo Dacorso Filho” na UFRRJ e a perspectiva de sua transformação em um centro de ensino e pesquisa aplicado à educação agro ecológica. Dissertação de Mestrado, PPGEA/UFRRJ, Seropédica, 2010.
FREITAS, Pâmela Travassos de. Os arquivos escolares e seu papel na história da educação. Disponível em: www.utp.br/lep/N3/artigos/os_arquivos.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2012.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação & Sociedade, ano XX, nº 69, p. 119-136, dez/99.
SOUZA, Donaldo Bello, FARIA, Lia Ciomar M. O Processo de construção da Educação Municipal pós-LDB 9394/96: políticas de financiamento e gestão. In: SOUZA, Donaldo Bello e FARIA, Lia Ciomar Macedo de (Orgs.). Desafios da Educação Municipal. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 47- 84.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Conselhos Municipais de Educação: criação e implantação em face das novas atribuições dos sistemas municipais de ensino. In: SOUZA, Donaldo Bello e FARIA, Lia Ciomar Macedo de (Orgs.). Desafios da Educação Municipal. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 107-122.
VALLE, Bertha de B. R. Controle social da educação: aspectos históricos e legais. In: SOUZA, Donaldo Bello (Org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008, p. 53-74.

Downloads

Publicado

23-07-2016