Formação em educação no Espírito Santo em sua relação com a presença de imigrantes italianos no início do Século XX

Autores

  • Fernanda Ferreyro Monticelli Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

O artigo objetiva fazer a associação entre a presença de imigrantes no Estado do Espírito Santo com a tradução dos autores sobre os conhecimentos feitos por médicos/educadores italianos para a educação. O desenvolvimento deste texto se ampara em uma pesquisa bibliográfica e documentária a qual utiliza, como fontes primárias, publicações oficiais, tais como relatórios e mensagens de presidentes de estado, ofícios de secretários de instrução e inspetores de educação, livros publicados na época. Dentre os quais se destaca o manual didático “Pedagogia científica” escrito por Deodato Moraes. A pesquisa conclui que houve relação entre a presença dos imigrantes no Espírito Santo com a tradução do pensamento italiano na área de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal.

BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição nº 241, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal. Brasília, 2016 a. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idpProposicao=2088351>. Acesso em: 28 set. 2017.

CARDOSO, Fernando Henrique. Mãos à Obra, Brasil: proposta de governo. Ed. Brasília, 1994.

GOBETTI, S. W.; ORAIR, R.O. Fatos e versões sobre a política fiscal. Revista Política Social e Desenvolvimento. Ano 3, dez, 2015.

GOMES, Maria de Fátima Leite. O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família: a face do consenso. 1. ed. – Curitiba: Editora Prismas, 2016.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Ipea). Nota Técnica Nº 27: O NOVO REGIME FISCAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. Brasília, 2016.

MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2002.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. Gramsci, a Questão Democrática e a Esquerda no Brasil. In: COUTINHO, C. N.; NOGEIRA, M. A. (Eds.). Gramsci e a América Latina. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. 1. ed.- São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

SILVA, Maria Ozanira da Silva (org.). A Política Social Brasileira no Século XXI: a prevalência dos programas de transferências de renda. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.

SINGER, André. Raízes sociais e ideológicas do Lulismo. (2009). Disponível em: <http://novosestudos.uol.com.br/acervo/acervo_artigo.asp?idMateria=1356>. Acesso em: 28 set. 2017.

SOARES, Sergei. Distribuição de Renda no Brasil de 1976 a 2004. Ipea, 2006.

Downloads

Publicado

16-10-2020