O capital linguístico e as migrações internacionais: uma análise da influência deste capital na escolha dos estudantes brasileiros do ensino superior por Portugal

Autores

  • Juliana Chatti Iorio Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT)

Resumo

Os estudos das migrações contemporâneas têm procurado resgatar os laços históricos, culturais e linguísticos, para além de analisar as redes sociais que ligam origem e destino, para melhor compreenderem o que tem influenciado os fluxos migratórios da atualidade. No entanto, enquanto as “redes de relações úteis”, ou seja, o capital social do imigrante, tem-se apresentado como objeto de muitas pesquisas, ainda pouco se sabe sobre o grau de influência que o capital linguístico (uma das características do capital social) pode exercer sobre a escolha do país do destino no contexto das mobilidades estudantis internacionais. Com base na análise dos dados obtidos através de uma pesquisa de doutoramento em curso, pretendo discutir sobre o grau de influência que o capital linguístico dos estudantes brasileiros do ensino superior tem exercido na escolha de Portugal, quando está em causa a realização dos seus projetos de mobilidade estudantil internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Disponível em: < http://www.abepss.org.br/diretrizes-curriculares-da-abepss-10>. Acesso em 05 abr. 2017.

ABRAMIDES, Maria Beatriz; CABRAL, Maria do Socorro. A organização política do Serviço Social e o papel da CENEAS/ANAS na Virada do Serviço Social Brasileiro. IN: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL.. 30 anos do Congresso da Virada. Brasília, 2009. p.55-78

CISNE, Mirla. SERVIÇO SOCIAL: UMA PROFISSÃO DE MULHERES PARA MULHERES?: Uma análise crítica da categoria gênero na histórica “feminização” da profissão. Mestrado em Serviço Social. Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

______. GÊNERO E PATRIARCADO: Uma relação necessária para o feminismo. IN: QUEIRÓZ, Fernanda; RUSSO, Gláucia; GURGEL, Telma. Políticas sociais, Serviço Social e Gênero: Múltiplos Saberes. Mossoró, UERN, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Lei n.8662/93. Código de Ética do/a assistente social. 10 ed. rev. e atual. Brasília: CFESS, 2012.

______. Legislação e Resoluções sobre o trabalho do/a assistente social. Brasília: CFESS, 2011.

______. Política Nacional de Comunicação Conjunto CFESS-CRESS. Disponível em: < http://www.cfess.org.br/arquivos/POLITICA_COMUNICACAO_CFESS-CRESS.pdf>. Acesso em 05 abr. 2017.

______. Série Assistente Social no Combate ao Preconceito. Disponível em: < http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1300>. Acesso em: 15 out. 2016

BOSCHETTI, Ivanete. CFESS: O Projeto Ético-Político Profissional trinta anos depois: sentido e desafios. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. 30 anos do Congresso da Virada. Brasília, 2009. p.145-155.

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 20.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo. O Serviço Social e a tradição marxista. Serviço Social & Sociedade, ano 10, n. 30, p. 89-102, maio/ago. 1989.

______. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e política social. Brasília: CEAD, 1999. Módulo 01: Crise contemporânea, questão social e Serviço Social.

______. Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Carmen & CAMURÇA, Silvia. Feminismo e Movimento de Mulheres. Recife: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, 2010.

ZAÍRA, Ary. Masculino e feminino no imaginário católico: da Ação Católica à teologia da libertação Coleção Outros diálogos. Annablume, 2000.

Downloads

Publicado

16-10-2020