A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas

Autores

  • Luiz Martins Junior Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Geisa Léticia Kemper Bock Mestre em Educação e doutoranda no curso de Psicologia da Universidade Federal de santa Catarina (UFSC)

Resumo

Os discursos de inclusão de pessoas com deficiência e as políticas de inclusão na Educação Básica são o foco de discussão deste artigo. Buscamos uma reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência com base nas políticas da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. O objetivo foi o de elucidar uma reflexão teórica sobre as políticas de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, no Brasil, com foco para a questão do currículo, da universalização de acesso e direito a todas as pessoas com deficiência na escola. Nesse viés, este texto reserva-se aos arranjos epistemológico-metodológicos de cunho qualitativo e bibliográfico para entender o projeto político educacional e inclusivo no território brasileiro. Entre algumas considerações finais a serem ressaltadas, há de se destacar que as políticas de inclusão no território brasileiro são desenhadas por múltiplos conflitos, avanços, conquistas e mudanças que garantiram o direito e a democratização do acesso das pessoas com deficiência nos espaços públicos. Além disso, outro fio que se revestiu de sentido e significado no âmbito escolar é a importância da gestão de políticas educacionais voltadas para o investimento de formação continuada de todos os professores, da qualidade de recursos financeiros e humanos permanentes e, sobretudo, do redimensionamento da escola como um todo.

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