História e cultura afro-brasileira: um estudo sobre uma comunidade quilombola de minas gerais

Miriã Braga

Resumo


Este trabalho se estabelece no contexto de uma pesquisa elaborada em torno da temática: “Ensino de história e cultura afro-brasileira, dentro de comunidades quilombolas, à luz da aplicação da lei 10.639/2003” e objetiva o estudo de práticas didáticas referentes à inserção das diversidades culturais no âmbito escolar. O mencionado, em fase de desenvolvimento neste ano de 2016, continuará sendo desenvolvido em 2017. Nele, far-se-á, a análise de uma comunidade quilombola, do Estado de Minas, e de práticas culturais e de livros escolares desenvolvidos e manuseados nas cidades dos que se interessarem na cooperação deste projeto. A opção pela comunidade quilombola em questão justifica-se em virtude de uma das pesquisadoras ter nascido lá. Justifica-se o tema por sua relevância para o conhecimento discente e docente, no que diz respeito à abordagem das variantes culturais na ministração das aulas e desenvolvimento de pesquisa e extensão. A pesquisa, do tipo experimental, fundamenta-se nos PCNs, documentos governamentais, e em teóricos como Paulo Freire (1994), Maria Helena Martins (1999), Paulo Freire (2000), Laraia Roque (2001) dentre outros.

Palavras – chave: Práticas didáticas; Cultura Afro-Brasileira; Quilombo.

 


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