RELAÇÕES RACIAIS NA SALA DE AULA E A LEI 10.639

Autores

  • Aparecida das Graças Geraldo Universidade Estácio de Sá/SP

Resumo

Mais de cem anos se passaram e os negros brasileiros permanecem em situaçãode desigualdade, e no que tange à educação, a situação não é diferente. Aquelesque tiveram a oportunidade de escolarizar-se foram vítimas de racismo entre osmuros da escola. O presente trabalho, que é fruto de pesquisa concluída deMestrado teve como um dos objetivos compreender a questão da discriminaçãoracial na infância, assim como investigar os desdobramentos da Lei 10.639aprovada em 2003, no que se refere às suas possíveis contribuições para atenuaras omissões e desarmonias raciais presentes em sala de aula. Como metodologiautilizou-se de entrevistas semiestruturadas no período de 2009-2010, com alunosnegros da educação básica da rede pública da cidade de São Paulo. A análisedas falas dos entrevistados evidenciou que o racismo atuou na construção desuas identidades e os resultados indicaram a dificuldade dos professores emmediar as relações de conflitos existentes no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Aparecida das Graças Geraldo, Universidade Estácio de Sá/SP

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,Docente da Universidade Estácio de Sá/SP.

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT1 - Africanidades e Brasilidades em Educação