Macunaíma: um discurso de ressignificação da identidade nacional brasileira a luz do pós-colonial

Autores

  • Vanessa Canedo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Larissa Magalhães Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Adelia Miglievich-Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Resumo

Este trabalho analisa um clássico da literatura nacional “Macunaíma”, de Mário de Andrade, de formaa pensar a resignificação e reconstrução das identidades do homem/povo brasileiro. Para tanto, pretende-setrazer para a discussão os Estudos Pós-coloniais com ênfase à problematização da identidade por Stuart Hall,também ao “hibridismo” de Canclini e às discussões sobre “DissemiNação” de Homi Bhabha. As reflexões estãoestruturadas em quatro sessões: a primeira trata da apresentação crítica de “Macunaíma”, em seguida, faz-se umaanálise do “hibridismo” e das tensões e transformações do ideário do “homem brasileiro” e, na terceira sessão,discute-se a identidade como uma produção metafórica. Conclui-se os apontamentos das ideias de nação,frisando-se a cultura nacional como a “zona de instabilidade oculta” onde o povo vive, trabalha e habita. Assim,espera-se poder participar, nalguma medida, dos desafios epistemológicos que se colocam hoje ao pensamentosocial brasileiro como área de conhecimento consagrada na sociologia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Canedo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduanda em Ciências Sociais e integrante do Pivic-Ufes (2011-2012).

 

Larissa Magalhães, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Licenciatura e bacharel em Ciências Sociais. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais -PGCS/UFES.Bolsista Capes.

 

Adelia Miglievich-Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Dra. em Sociologia (PPGSA-IFCS-UFRJ). Professora do DCSO e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) e Letras (PPGL). Bolsista sênior do Programa Cátedras Ipea/Capes parao Desenvolvimento (2010-2012).

Downloads

Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT5 - Africanidades e Brasilidades: Desafios Epistemológicos