Análises preliminares sobre América Latina (e Brasil) e desafios epistemológicos: uma sociologia pós-ocidental?

Autores

  • Antonio Carlos Rocha de Sousa Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Marcus Vinícius Gasperazzo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Adelia Miglievich Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Resumo

A ciência pode significar um saber que duvida dos discursos do sensocomumou dos credos religiosos e/ou políticos e de forma sistemática, capaz deser partilhada intersubjetivamente, quer avançar para além dos pré-conceitos edas generalizações que criam os estereótipos e construir possibilidades decompreensão da realidade mais críveis e mais razoáveis tendo como parâmetrosa coerência, a consistência e o ceticismo mesmo que torna qualquer explicaçãoprovisória. Disto falava-nos Weber em “A ciência como vocação” (2002). Noutrostermos, também Habermas, em sua aposta na “situação ideal de fala” que, antesdo predomínio da técnica, supunha uma comunidade de comunicação entreinterlocutores sinceros e dispostos ao exercício da argumentação e doconvencimento legítimos (Miglievich, 1998).

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Rocha de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduando em Ciências Sociais – PIVIC/Ufes

 

Marcus Vinícius Gasperazzo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduando em Ciências Sociais/Ufes e bolsista Pibic-Cnpq.

Adelia Miglievich Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Dra. em Sociologia – PPGSA/IFCS/UFRJ - Professora Adjunta D.E – Ufes - Bolsista Sênior“Programa Cátedras Ipea/Capes para o Desenvlvimento”

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT5 - Africanidades e Brasilidades: Desafios Epistemológicos