Reflexões sobre o racismo através das representações sobre o negro nas escolas da Grande Vitória

Autores

  • Cleyde Rodrigues Amorim
  • Vinícius de Aguiar Caloti

Resumo

O respetivo estudo analisa como as representações sociais acerca do negro, nas escolas públicas da Grande Vitória, influenciam no ordenamento das relações étnico-raciais quotidianas, dentro da instituição e consequentemente nas construções das identidades de estudantes negros, através de um estudo de caso realizado no colégio Almirante Barroso em Goiabeiras, Vitória/ES. Assim, partimos de uma análise das formas simbólicas presentes no imaginário social escolar, constatando a influência das representações coletivas "negativas" sobre a autoestima, as concepções de mundo e, consequentemente, as construções identitárias dos estudantes negros.


Palavras-chave: Relações étnico-raciais; hermenêutica de profundidade; representações sociais; educação e complexidade.

Biografia do Autor

Cleyde Rodrigues Amorim

Profª Drª associada ao Departamento de Educação Política e Sociedade (DEPS) do Centro de Educação (CE). Coordenadora do Núcleo de Estudos AfroBrasileiros (NEAB), vinculado ao DEPS/CE.

Vinícius de Aguiar Caloti

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vinculado ao Núcleo de Estudos AfroBrasileiros (NEAB).

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

GT2 - Africanidades e Brasilidades em Educação