Curadoria como prática artística: a experiência da exposição Formas de Voltar para Casa

Clara Sampaio Cunha

Resumo


O presente artigo analisará e discutirá a experiência da exposição Formas de Voltar para Casa que ocorreu em maio de 2014 no Centro de Vitória/ES, em colaboração com os artistas Polliana Dalla (ES), Thais Graciotti (ES), Haroldo Saboia (CE) e Fernanda Porto (CE). A experiência será abordada a partir de bibliografia produzida por artistas como Daniel Buren e Brian O’Doherty, e críticos e curadores como Harald Szeemann, Hans Obrist e Terry Smith. Junto às transformações dos espaços expositivos e da prática curatorial, vem se somando uma ação que integra conceitualmente a experiência da obra de arte. É nesse sentido que se tem observado atuações cruzadas entre artistas e curadores. O artigo pretende voltar a atenção para a produção em circuitos independentes e para a possibilidade que a curadoria se curatorial se construa colaborativamente na organização de exposições, gerando diferentes alternativas para a produção e circulação da arte.


Palavras-chave


curadoria, critica institucional, processos artísticos, arte contemporânea

Texto completo:

PDF

Referências


BUREN, Daniel. “Function of the museum”. In: Museum by artists. BRONSON, GALE [orgs.] Toronto: Art Metropole, 1983. Disponível em: http://vivi.akbild.ac.at/Video _und _Videoinstallation/Archiv_files/Buren_Museum.pdf > Acesso em: 22 de setembro de 2014.

FRASER, Andrea. “Da crítica às instituições a uma instituição da crítica” In: Concinnitas Revista do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, Ano 9, Vol. 2, no 13, dezembro de 2008. Disponível em: < http://www.concinnitas.uerj.br/> Acesso em: 21 de setembro de 2014.

O’DOHERTY, Brian. “No interior do cubo branco – A ideologia do espaço de arte”. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

OBRIST, Hans Ulrich. “Ways of curating”. Londres: Allen Lane, 2014.

OBRIST, __________. “Uma breve história da curadoria”. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.

PANEK, Bernadette. Mallarmé, Magritte, Broodthaers: jogos entre palavra, imagem e objeto. Revista ARS, v.4, n8.Universidade de São Paulo: USP, 2006. Disponível em:< http://www. revistas.usp.br/ars/article/view/2977> Acesso em 27 de agosto de 2014 [artigo]

SMITH, Terry. “Thinking Contemporary Curating”. Nova Iorque: Independent Curators International, 2012.

SZEEMANN, Harald. In: OBRIST, Hans Ulrich. “Uma breve história da curadoria”. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.

TREZZI, Nicola. “The art of curating – A constellation of curated exhibitions”. Flash Art, n 271, Março-Abril de 2010. Disponível em: Acesso em 27 de agosto de 2014 [revista online].


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.