Curadoria como prática artística: a experiência da exposição Formas de Voltar para Casa

Autores

  • Clara Sampaio Cunha UFES

Resumo

O presente artigo analisará e discutirá a experiência da exposição Formas de Voltar para Casa que ocorreu em maio de 2014 no Centro de Vitória/ES, em colaboração com os artistas Polliana Dalla (ES), Thais Graciotti (ES), Haroldo Saboia (CE) e Fernanda Porto (CE). A experiência será abordada a partir de bibliografia produzida por artistas como Daniel Buren e Brian O’Doherty, e críticos e curadores como Harald Szeemann, Hans Obrist e Terry Smith. Junto às transformações dos espaços expositivos e da prática curatorial, vem se somando uma ação que integra conceitualmente a experiência da obra de arte. É nesse sentido que se tem observado atuações cruzadas entre artistas e curadores. O artigo pretende voltar a atenção para a produção em circuitos independentes e para a possibilidade que a curadoria se curatorial se construa colaborativamente na organização de exposições, gerando diferentes alternativas para a produção e circulação da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Sampaio Cunha, UFES

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo com a pesquisa "Curadoria como prática artística: reflexões sobre a curadoria contemporânea e o deslocamento de atuações entre artistas e curadores".

Referências

ALVES, Suéllen Bezerra. Serviço social e envelhecimento: estudo dos fundamentos teórico-políticos sobre velhice na produção de conhecimento do Serviço Social no Brasil. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

ANTUNES, Ricardo. A crise, o desemprego e alguns desafios atuais. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 104, 2010.

_______. Construção e Desconstrução da Legislação Social no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo. Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. Cap. 23, p. 499-508.

ARRUDA, Fernanda Tavares. A velhice vítima de negligência: Omissão do Estado e rebatimentos ao Serviço Social. Monografia (Especialização em Gerontologia) – Faculdade Redentor/ Instituto de Desenvolvimento Educacional – IDE, Recife, 2013.

BEAUVOIR, Simone. A velhice. 2. ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Educação e deslocamento. Resultados da Amostra. Rio de Janeiro, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde/SE/DATASUS – Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS. IBGE: base demográfica. Acesso em 05/12/12. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2011/matriz.htm#socio>

_______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome. Benefício de Prestação Continuada. Acesso em 22de Abril de 2013. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/relcrys/bpc/download_beneficiarios_bpc.htm>

_______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Brasil sem Miséria. Brasília, 2012.

_______. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Portaria Nº 2.528 de 19 de Outubro de 2006. Brasília, 2006.

_______. Presidência da República. Subsecretaria de Direitos Humanos. Plano de Ação para o Enfrentamento da violência contra a Pessoa Idosa. Brasília, 2005.

BEHRING, E. R. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CAMPELO E PAIVA, Sálvea de Oliveira. Envelhecimento, saúde e trabalho no tempo do capital. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2014.

CAMPELO E PAIVA, Sálvea de Oliveira. Envelhecimento, saúde e trabalho no tempo do capital: um estudo sobre a racionalidade na produção de conhecimento do Serviço Social. Recife, 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Banco de Teses. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/>. Acesso em: 26 fev. 2014.

FLEURY, S. Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1994.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HADDAD, E. G. M. A ideologia da velhice. São Paulo: Cortez, 1986.

IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. Temporalis: Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Brasília, 2001.

________. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. IN: CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

KAMEYAMA, Nobuco. A trajetória da produção de conhecimentos em Serviço Social: avanços e tendências (1975 a 1997), 1998. Disponível em: http://200.16.30.67/~valeria/xxseminario/datos/anteriores/binarios/congresos/reg/slets/slets-016-088.pdf. Acesso em 29 de abril de 2014.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Ed. Unicamp: Boitempo, 2002.

NERI, Anita Liberalesso. Palavras-chave em gerontologia. Campinas: Alínea, 2001.

NETTO, J. P. Uma face contemporânea da barbarie. Trabalho apresentado no III Encontro Internacional “Civilização ou Barbárie” em Serpa, 2010.

PAPALEO NETTO. O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos in: FREITAS, Elisabete Viana de. [et.al.]. 2.ed. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

TEIXEIRA, Solange Maria. Envelhecimento e trabalho no tempo do capital: implicações para a proteção social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Sampaio Cunha, C. (2015). Curadoria como prática artística: a experiência da exposição Formas de Voltar para Casa. Revista Do Colóquio, 5(9), 29–38. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/11476