A Galáxia da Minha Avó

Autores

  • Benedito Ferreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

Na série fotográfica A galáxia de minha avó, disponho os medicamentos de minha avó materna sobre imagens de diversas obras do artista norte-americano Edward Hopper. Acompanhar de perto sua velhice me ofereceu a dupla percepção sobre a solidão e melancolia do processo de envelhecimento. No trabalho, comprimidos, drágeas e pílulas coloridas, alguns sobrepostos diretamente aos rostos das figuras femininas, dilatam o campo imagético para realçar a confrontação do corpo no espaço representado, propondo uma colisão de tempos e extensões. As personagens, realinhadas numa galáxia imaginária, extrapolam sua dimensionalidade e tencionam o vínculo entre as camadas do conjunto. Nesse jogo entre escalas, texturas e cores, o real é sutilmente confrontado por sua própria falência, mas por outro lado origina uma paisagem que se orienta justamente via conflito — uma galáxia em rearranjo no universo de nossa relação afetiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Benedito Ferreira é artista visual, diretor de arte e realizador audiovisual. Mestrando do Programa de Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. É professor substituto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. 

Downloads

Publicado

29-07-2017

Como Citar

Ferreira, B. (2017). A Galáxia da Minha Avó. Revista Do Colóquio, 7(12), 72–76. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/15881