O reino das aparências: a emancipação feminina nas propagandas da década de 1920.

Autores

  • Paola Sarlo Pezzin

Resumo

O corpo, tomado de forma objetiva e subjetiva, constitui lugar de construção e expressão das subjetividades. Nessa perspectiva, esse artigo propõe analisar a produção de sentido nas formas de representação do corpo feminino nas revistas ilustradas, tratando o universo de discurso midiático como lócus de interação social. Para isso, fundamenta-se na conexão entre a teoria das representações sociais de Serge Moscovici e o conceito de habitus de Pierre Bourdieu, tomando como objeto os anúncios publicitários veiculados na Fon-Fon!, no limiar da efervescente modernidade carioca, no período compreendido entre 1920 e 1930.

 

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Biografia do Autor

Paola Sarlo Pezzin

Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGA-UFES). MBA em Marketing (FGV), Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes ( EBA- UFRJ) e Pós-graduanda na  Associação Brasileira de Psicanálise Clínica (ABPC)

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Publicado

29-12-2017

Como Citar

Pezzin, P. S. (2017). O reino das aparências: a emancipação feminina nas propagandas da década de 1920. Revista Do Colóquio, 7(13), 45–54. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/17998