Atritos e figurações conflituosas entre o erotismo, o místico, o profano e o religioso na poética maldita de Waldo Motta

Roney Jesus Ribeiro

Resumo


No presente estudo, pretende-se realizar algumas considerações sobre as transgressões na poética maldita Waldo Motta. Para isso, debruçaremos no projeto literário “erotismo” e ao mesmo tempo “sagrado” deste poeta capixaba, para tratar das relações entre o místico e religioso e o erotismo e profano. Tais características estão muito presentes na poesia de Motta. Na sua poética a condição de homossexual fica evidente a partir da linguagem utilizada, que não deixa escapar sua doutrina e crença. Vale dizer ainda que, na lírica waldiana, o elemento sagrado é a poesia, e esta por sua vez se transforma em um altar profano homo afetivo, onde as questões homossexuais por meio do poético são ressignificadas. Para tal, seguiremos afinados as pesquisas de Bataille (1987), de Debois (2001), de Ribeiro (1990/ 1993/ 1996), de Rosa (2011) de Santos (2015), de Simon (2004), e de Siscar (2010), dentre outros

Palavras-chave


Crística; poesia; erotismo-profano; místico-religioso; Waldo Motta

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Referências


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