Concepções sobre um Novo Museu na Contemporaneidade

Paulo Dos Santos Silva

Resumo


O presente artigo faz um breve levantamento de algumas concepções teóricas sobre os museus contemporâneos, a partir da década de 1980. Parte da perspectiva de que os principaismuseus de arte construídos desde então, possuem arquitetura e localização espacial que atribuem ao edifício novos elementos de caráter estéticos, econômicos e políticos que caracterizam uma singular categorização em uma nova tipologia de museu na contemporaneidade. Identifica, portanto, a consolidação de uma nova organização institucional no campo artístico, que tem a monumentalidade e o embelezamento arquitetônico como referencialpara a formulação de políticas urbanas e articulação das práticas artísticas.

Palavras-chave


Novo Museu, contemporâneo, arquitetura, arte

Texto completo:

PDF

Referências


ARANTES, Otília Beatriz Fiori. O lugar da Arquitetura depois dos Modernos. 3ªEdição - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

BARRANHA,Helena; CRESPO, Nuno.Museus, utopia e urbanidade. MIDAS [Online], 2014. Disponível em:.

CASTILLO, Sonia Salcedodel. Cenário da Arquitetura da Arte: montagens e espaços de exposições. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Armand Colin, 2013.

GONÇALVES, José Reginaldo S. Os Museus e a Cidade. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, Francisca. Planteamientos teóricos de lamuseología. Gijón [Espanha]: Trea, 2006.

IBELINGS, Hans. Supermodernismo: arquitetura enla era de laglobalizacion. Barcelona: G. Gili, c1998.

MONTANER, Josep Maria. Museus para o século XXI. Barcelona: Gustavo Gilli S.A, 2003.

SAAD, Silvério Syllas. Os lugares e as arquiteturas para a arte contemporânea: os novos museus do século XXI. Tese de doutorado à Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.