Heterodoxia

Autores

  • Gabriela Clemente de Oliveira PPG Artes-Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Na condição de artista – professora - pesquisadora tenho me interessado em investigar as relações possíveis entre arte e tecnologia, com atenção especial voltada para a plataforma YouTube. Sabemos que a arte teve “suas fronteiras ampliadas a partir das transformações tecnológicas, sua reprodutibilidade proporcionou mudança radical em seu próprio conceito e apresentou novas formas de expressão, bem como novas possibilidades de recepção” (OLIVEIRA, 2017. Pág. 677). Não é mais possível pensar arte na contemporaneidade sem associação com a revolução tecnológica, o YouTube por exemplo, considerado a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo é parte dessa transformação e tem dialogado diretamente com produções artísticas na atualidade. Nessa busca para estabelecer relações entre arte contemporânea e revolução tecnológica, desenvolvi um ensaio visual que parte da apropriação de fotografias da artista Daiane Arbus e de comentários feitos em vídeos sobre personalidades políticas no Brasil, para criar uma nova imagem, atemporal, tentando mostrar que assuntos que foram de interesse da artista na segunda metade do século XX nos Estados Unidos, encontram-se em plena atualidade em países como o Brasil. Depois de assistir a diversos vídeos no YouTube, sobre personalidades políticas no Brasil e ler os comentários de alguns usuários,  entendi que reflexões visuais em torno da  heterodoxia, se faz urgente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Clemente de Oliveira, PPG Artes-Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Arte pelo PPG Arte-UEMG, bolsista CAPES. Estudante de Artes Plásticas na Escola Guignard - UEMG. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (2001). Experiência na área de Ensino de Arte e de História na educação formal e terceiro setor. Tem desenvolvido pesquisas com foco no Ensino de Arte e Metodologias do Ensino de Arte.

Referências

I PHOTO CHANNEL. Daiane Arbus a fotografa da representatividade. <https://iphotochannel.com.br/fotopedia/diane-arbus-a-fotografa-da-representatividade>. Acesso em 09/10/2018.

MAMÃE FALEI. Manuela D’Ávila em 40 segundos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ox-hk6wB4zo>. Acesso em 09/10/2018.

MÍDIA NINJA. Campanha de mulheres/ Duda Salabert-500. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=htNiasbeCeO . Acesso em 09/10/2018.

OLIVEIRA. Gabriela Clemente. Teoria da recepção: reflexões sobre comentários em vídeo voltado para professores de arte no YouTube. Anais do XXVII Congresso nacional da federação de arte/educadores do brasil. V Congresso Internacional dos arte/educadores. II Seminário de cultura e educação de mato grosso do sul. Campo Grande/MS, 2017. Pág. 677 a 688.

PONTE JORNALISMO. Mônica e Marielle: uma história de amor interrompida. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LwFGVh-1DTc>. Acesso em 09/10/2018.

Downloads

Publicado

09-06-2019

Como Citar

Oliveira, G. C. de. (2019). Heterodoxia. Revista Do Colóquio, 8(16), 65–69. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/24109