Para ver e ser vista: o corpo nas fotografias de Francesca Woodman

Autores

  • Marcela Filizola Pós-graduação em Ciência da Literatura — UFRJ/CAPES

Resumo

Este ensaio procura pensar a respeito do corpo da mulher nas fotografias de Francesca Woodman (1958-1981), explorando as tensões encenadas pela artista em torno da noção de subjetividade. Ao trabalhar com imagens no limite da legibilidade, a fotógrafa parece indicar novas possibilidades de reflexão acerca da representação feminina. Assim, em diálogo com leituras de Judith Butler, Virginia Woolf, Ana Bernstein, entre outras, este texto busca considerar a nudez presente no trabalho de Woodman como forma de questionar de que modo os corpos mais precários são olhados, refletindo sobre a não constituição desses corpos e o deslocamento nos modos de ver e de ser visto.

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Biografia do Autor

Marcela Filizola, Pós-graduação em Ciência da Literatura — UFRJ/CAPES

Graduou-se em Desenho Industrial (Comunicação Visual) e em Letras com ênfase em Produção Textual na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2009 e 2014, respectivamente. Concluiu o mestrado em Letras - Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio em 2016. Em março de 2018, iniciou o doutorado em Ciência da Literatura na UFRJ. Atua principalmente nas áreas de teoria literária e de artes visuais e trabalha com design, revisão e tradução.

Referências

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Publicado

09-06-2019

Como Citar

Filizola, M. (2019). Para ver e ser vista: o corpo nas fotografias de Francesca Woodman. Revista Do Colóquio, 8(16), 33–41. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/25228