A PRESENÇA DO VAZIO NAS PROPOSIÇÕES DE HÉLIO OITI-CICA

Autores

  • Rodrigo Hipólito PPGA-UFES

Resumo

A presente comunicação trata da confluência espectador-obra-autor na arte neoconcreta analisando as proposições de Hélio Oiticica. Sob a ótica da filosofia negativista de Merleau-Ponty e do “não objeto” de Ferreira Gullar evidencia-se a posição do sujeito fenomenal como gerador de conhecimento intuitivo na experiência com as proposições de Oiticica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Hipólito, PPGA-UFES

Cursa Mestrado em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES) e é Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição; Desenvolve pesquisas sobre o uso e os sentidos da imagem e das estratégias de apropriação nas produções mais recentes de arte, sobre teoria da Rede, novas mídias e cibercultura; É colaborador do Caderno Pensar do Jornal A Gazeta, integrante do Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos (LabArtes-UFES) e redator do site Nota Manuscrita (notamanuscrita.com); Artista, crítico e poeta atuante pelos grupos Coletivo Monográfico e Nota Manuscrita, com os quais tem produzido textos, vídeos, ações performáticas e instalações desde 2009. Recebeu os prêmios Bolsa Ateliê, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo com o projeto de instalações "Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos" (2012-2013) e Núcleo de Criação Rede Cultura Jovem (2010-2011). Atuou como mediador no Espaço Cultural do Palácio Anchieta (2009-2013), foi responsável pela reserva técnica/acervo do Museu de Arte do Estado do Espírito Santo MAES (2008-2009) e professor pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (2006-2008).

Downloads

Publicado

16-06-2013

Como Citar

Hipólito, R. (2013). A PRESENÇA DO VAZIO NAS PROPOSIÇÕES DE HÉLIO OITI-CICA. Revista Do Colóquio, 2(4), 122–137. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7663