O universo da imagem ou a palavra como fotografia

Autores

  • Mauro Sergio Apolinário Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo busca trazer à tona algumas questões muito caras à palavra e à imagem fotográfica no seu acontecer como arte. Se ainda convivemos com discursos retóricos que, antes de tudo, buscam classificar a fotografia como obra inerte, que não se deixa envolver pela fluidez da palavra, evidenciamos aqui a necessidade de tais questões serem repensadas para além das categorias usuais. Ler o que se vê ou ver o que se lê não é atestar estruturas imóveis encerradas em si mesmas, mas sim ações que se acionam e se deixam repercutir abertamente, apresentando sutilmente o modo como vemos o real se manifestar na obra de arte. Deste modo, na Linguagem vemos essas questões permitirem ao pensamento humano buscar aquém e além dos instantes outrora embrutecidos o reconhecimento de um acontecer poético na própria obra fotográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMINO, João. O livro das emoções. Rio de Janeiro: Record, 2008.
AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 1993.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In:______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas vol. 1). 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, p. 91-107
_______. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In:______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas vol. 1). 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, p. 165-196.
BLANCHOT, Maurice. A literatura e a experiência original. In: ______. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011. p. 227-271.
EAGLETON, Terry. Estruturalismo e semiótica. In: ______. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1994, p. 97-135.
FATORELLI. Antonio. Imagem e pensamento. In: OLINTO, Heidrum Krieger e SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Orgs). Literatura e imagem. Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2005, p. 29-39.
HANSEN, João Adolfo. Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP, São Paulo, n°71, p. 93, set./nov. 2006.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Trad. de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SA, 2002.
MONTÉMONT, Verónique. Dites voir (sur l’ekphrasis). In: MONTIER, Jean-Pierre et al. Littérature et Photographie. Collection Interférences. Rennes Cedex: Presses Universitaires de Rennes, 2008, p. 455-472.
NANCY, Jean-Luc. Au fond des images. Paris: Galilée, 2003.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. A literatura e a cultura visual. In: _______.;OLINTO, Heidrum Krieger (Orgs). Literatura e cultura. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008, p. 87-103
SEBALD, W. G. Austerlitz. Trad. de José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
XIRAU, Ramón. Estruturalismo: um novo discurso filosófico?. In: ______. Ensaios críticos e filosóficos. Trad. de José Rubens Siqueira de Madureira. São Paulo: Perspectiva, Editora da Universidade de São Paulo, 1975, p. 131-145.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

Apolinário, M. S. (2014). O universo da imagem ou a palavra como fotografia. Revista Do Colóquio, 4(7), 11–29. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8871

Edição

Seção

Artigos