• Imagem de Capa. Referência completa da edição da Revista em letras menores e, em letras maiores, COL17. Permanências, Insistências e Resistências: Marcas, Formas e Fantasmas
    n. 17 (2019)

    Sob o título “Permanências, Insistências e Resistências: Marcas, Formas e Fantasmas”, o décimo sétimo número da Revista do Colóquio traz seis propostas entre Teoria, Crítica e História e Prática das Artes. Nesses dois números do ano de 2019, privilegiamos narrativas que pensam, repensam, problematizam, evidenciam, criticam e poetizam aspectos das produções de Arte e de sua História, voltados para a corporeidade e os posicionamentos que enfrentam e enfrentaram poderes e discursos hegemônicos e homogeneizantes. Durante toda a História da Arte e, em especial, nos contextos do Sul geopolítico, artistas e propostas de Arte marcaram atritos e rompimentos de paradigmas. Tais enfrentamentos não se deram e não se dão apenas no restrito “mundo da Arte”, mas, de modo mais amplo, em contextos sociopolíticos que tocam e compõem a Cultura de diversos povos.

  • Permanências, Insistências e Resistências: Corpos, Discursos e Atitudes
    n. 16 (2019)

    Sob o título “Permanências, Insistências e Resistências: Corpos, Discursos e Atitudes”, o décimo sexto número da Revista do Colóquio traz seis propostas entre Teoria, Crítica e História das Artes. Na presente edição, além das seções de Artigos e Ensaios Visuais, trazemos o Caderno de Resumos do último Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA-UFES, evento que originou a Revista do Colóquio.

  • Modos de Construir o Tempo: passado recente e contemporaneidade
    n. 15 (2018)

    Sob o título “Modos de Construir o Tempo: passado recente e contemporaneidade”, o décimo quinto número da Revista do Colóquio traz sete propostas entre Teoria, Crítica e História das Artes.

  • "Modos de Construir o Tempo: passado distante e passado recente"
    n. 14 (2018)

    Sob o título “Modos de Construir o Tempo: passado distante e passado recente”, o décimo quarto número da Revista do Colóquio traz nove propostas entre Teoria, Crítica e História das Artes Visuais, do Teatro, da Dança, da Literatura, da Arquitetura e dos espaços entre essas categorias já pouco nítidas. (...)

  • Documentos Críticos: Sobrevivências e Desaparecimentos
    n. 11 (2016)

    Sob o título “Documentos Críticos: Sobrevivências e Desaparecimentos”, o décimo primeiro número da Revista do Colóquio traz oito propostas entre teoria, crítica, História e produção poética.

    Nessa segunda edição de 2016 damos continuidade as discussões e exposições sobre documentos e memórias nos diversos cenários da produção poética e teórica das artes. Assim como nas edições anteriores, ressaltamos a variedade de visões e temáticas presentes em nossas páginas. Como uma publicação interessada na pesquisa em arte com fronteiras amplas, a cada número da Revista do Colóquio nos preocupamos em apresentar propostas que expandam diálogos e possibilidades de análises diferenciadas.

    Nesse mesmo ritmo, os oito trabalhos aqui presentes, divididos em Artigos, Relato de Experiência e Ensaios visuais, são assinados por pesquisadoras e pesquisadores de várias paragens. Incluem-se nessa lista as pesquisas originadas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, ao qual nos vinculamos e com o qual compartilhamos a política de interesse em tudo o que possa alimentar o pensamento em arte no nosso tempo.

  • Décima Edição da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES Documentos Críticos: a memória construtiva
    n. 10 (2016)
    Sob o título “Documentos Críticos: A Memória Construtiva”, o décimo número da Revista do Colóquio traz oito propostas entre teoria, crítica, história e produção poética. Falar em documento é, quase sempre, o passo seguinte ao falarmos em memória. Com o documento como coisa que guarda a lembrança, a experiência de lembrar pode se apresentar como um exercício bastante trabalhoso. Aprendemos, lentamente, que coletar os objetos e guardá-los em caixas protegidas da umidade e do sol não é suficiente para que uma memória sobreviva. A memória deve brotar e alastrar-se (por ve-zes a umidade é bem vinda e escondida do sol a memória tem, como última alternativa, hibernar). [...]
  • Ficções: Teatralidade, Performatividade, Formas de Expressão e Comunicação
    n. 9 (2015)

    Sob o título “Ficções: Teatralidade, Performatividade, Formas de Expressão e Comunicação”, o nono número da Revista do Colóquio traz onze propostas que passeiam entre processos de construção poética, análises críticas e históricas, dúvidas e impressões sobre o cenário mais recente da Arte.

  • O Trágico e o Dramático
    n. 8 (2015)
    O oitavo número da Revista do Colóquio reafirma o compromisso desta publicação com a abertura e o diálogo entre os muitos campos de pensamento das humanidades. Sob o título “O Trágico e o Dramático”, a Revista do Colóquio apresenta um conjunto de propostas que caminham entre Teoria e História da Arte, Teatro, Música, Filosofia e tantas outras vertentes possíveis de serem identificadas pelo leitor. Tal título serviu também de tema para o V Colóquio de Arte e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, ocorrido em Vitória, em Maio deste ano.
  • Sistemas Sensórios
    n. 7 (2014)
    O sétimo número da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, sob o título "Sistemas Sensórios", apresenta diversas vertentes de tratamento, uso e compreensão do perceptivo nos campos das Artes Plásticas, Cinema, Teatro e Teoria.
  • Modos de Fazer/Modos de Exibir
    n. 6 (2014)
    O terceiro volume da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a quarta edição do Colartes (2013), com a temática "Modos de Fazer/Modos de Exibir".
  • Modos de Fazer/Modos de Exibir
    n. 5 (2013)
    O terceiro volume da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a quarta edição do Colartes (2013), com a temática "Modos de Fazer/Modos de Exibir".
  • Arte Cultura Distrações Antagonismos
    n. 4 (2013)
    O segundo volume da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a terceira edição do Colartes (2012), com a temática "Arte Cultura Distrações Antagonismos".
  • Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, Ano 3, Volume 3, Número 5, 2012 Arte Cultura Distrações Antagonismos
    n. 3 (2012)
    O segundo volume da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a terceira edição do Colartes (2012), com a temática "Arte Cultura Distrações Antagonismos".
  • Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis
    n. 2 (2012)
    O primeiro volume da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES surge como resultado do II Colartes (2011), sob o tema "Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis".
  • Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis
    n. 1 (2011)
    O primeiro volume da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES surge como resultado do II Colartes (2011), sob o tema "Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis".