SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Socorro Pacífico Barbosa Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10413

Resumo

Este trabalho discute os problemas e os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio, a partir de duas questões fundamentais, quais sejam: a função da literatura e sua relação com os objetivos que professores delineiam para os conteúdos a serem desenvolvidos em suas aulas e a caracterização do público leitor/receptor das obras literárias.  O enfoque da discussão foi inspirado no título da obra de T. Todorov (2010), Literatura em perigo. A partir desta premissa, este artigo busca analisar o lugar do leitor e da literatura nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, 2006), que norteiam a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, isto é, área em que atualmente a Literatura está incluída como disciplina ou área de conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitor. Ensino. OCNEM.

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Publicado

16-07-2015