DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK

  • Dionei Mathias Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Com base nos romances Die Liebhaberinnen (1975, ‘As amantes’), Die Ausgesperrten (1980, ‘Os excluídos’) e Die Klavierspielerin (1983, A pianista), o presente artigo pretende refletir sobre a estética da desconfiança e a importância da literatura na escrita de Elfriede Jelinek. Para isso, pretende analisar as (1) limitações da percepção e as armadilhas da cultura, (2) o determinismo acional e formas de apropriação de realidade, (3) as emoções e as possibilidades do diálogo e por fim, (4) a literatura de Jelinek, o espaço social e a experiência humana. Assim, a presença do ódio, da inveja e a falta de amor nos três romances parecem indicar uma concepção do humano que questiona suas imagens e que deseja mostrar sua cegueira, delineando uma estética da desconfiança que possa garantir caminhos alternativos para  compreender o mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin.

 

Based on the novels, Die Liebhaberinnen (1975, Women as Lovers), Die Ausgesperrten (1980, Wonderful, Wonderful Times) e Die Klavierspielerin (1983, The Piano Teacher), this articles aims to reflect on the aesthetics of mistrust and the importance of literature in Elfriede Jelinek’s writing. For this purpose, the analysis will focus on (1) the limitations of perceptions and the traps of culture, (2) the determinism of action and modes of reality appropriation, (3) emotions and their potentiality of dialogue and, finally, (4) Jelinek’s literature, the social space and human experience. Thus, the presence of hate, envy and the lack of love in the three novels seem to indicate a conception of the human which questions its images and wants to show its blindness, outlining the aesthetics of mistrust, which might guarantee alternative ways of understanding the world.

KEYWORDS: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin.

Publicado
2016-06-01