Tradição cervantina em Luisa Valenzuela: sonho, relativização da realidade e exposição da linguagem literária contra a “verdade” dos discursos oficiais

Autores

  • Paulo Dutra Stephen F. Austin State University – SFASU Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes
  • Vitor Bourguignon Vogas

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.18884

Resumo

Para se perpetuar no poder, manter a população sob controle e eliminar qualquer ameaça à “ordem” estabelecida, regimes ditatoriais como o que vigorou na Argentina de Luisa Valenzuela de 1976 a 1983 se valem de algumas “estratégias de dominação”. Uma das mais importantes é a monopolização do discurso. Assim como a estrutura institucional, o discurso estatal é inflexível e apresenta-se como a única verdade possível, de modo a interditar arroubos imaginativos e a “interferência” de vozes imprevistas. A essa forma de dominação, Valenzuela opõe, como estratégias de resistência literária, a valorização da dimensão onírica, que emerge de suas narrativas, a relativização da realidade empírica e a exposição do discurso literário (logo, de qualquer discurso) como construção subjetiva. Ao proceder assim, a autora argentina resgata a tradição cervantina, à qual se perfila, exercitando a resistência ética e estética por meio de uma literatura que se sabe e se declara orgulhosamente ficcional. É o que nos propomos demonstrar neste artigo, a partir da análise dos contos “El zurcidor invisible” e “De noche soy tu caballo”.

PALAVRAS-CHAVE: Luisa Valenzuela. Resistência. Tradição cervantina. Sonho. Realidade.

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Publicado

26-01-2018