A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID

Autores

  • Ana Crelia Penha Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Maria Fernanda Alvito P. S. Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10412

Resumo

Este artigo pretende apresentar breve avaliação de propostas de intervenção pedagógica elaboradas por licenciandos bolsistas do subprojeto de Português-Literaturas no projeto institucional do PIBID-UFRJ.  Sendo o objetivo central do subprojeto a preparação do professor da escola básica como formador de leitores literários, buscamos inventariar aspectos conceituais que norteiam a percepção dos licenciandos sobre o que caracteriza a literatura, principalmente do ponto de vista de sua leitura, buscando relacionar as premissas teóricas assumidas com as escolhas didáticas apresentadas.  A leitura crítica de fragmentos dos escritos produzidos busca identificar na forma desses textos o que sua gestação deve não somente às leituras indicadas e aos debates ocorridos nas reuniões de equipe, bem como a um certo lugar da literatura no cenário social brasileiro da atualidade, para o qual contribuem simultaneamente a produção acadêmica, a tradição e as inovações no campo pedagógico e as práticas culturais da juventude.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Formação do leitor literário. Pibid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-07-2015