A PRODUÇÃO ICÔNICO-VERBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS
  • Claudia Zucatelli Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS
  • Claudia Valeria Okayama Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS

Resumo

O estudo da linguagem através de gêneros textuais apresenta-se como um importante recurso ao docente de Educação Básica. A aplicação de determinados métodos para o uso dos gêneros textuais pode representar um avanço no letramento dos alunos. Este trabalho descreve uma pesquisa de caráter exploratória feita a partir da análise de dados quantitativos e qualitativos coletados junto a 20 alunos da Educação Básica de uma escola municipal do Grande ABC, no Estado de São Paulo. Por meio do uso do método de Sequência Didática de Gêneros Textuais, idealizado pelo Grupo da Universidade de Genebra, alunos da Educação Infantil, na faixa dos 5 anos de idade, produziram textos do gênero Histórias em Quadrinhos. O objetivo foi discutir os processos empregados pelos alunos para reelaboração dos textos produzidos inicialmente. A análise dos dados revelou que se registraram avanços quanto à produção de uma narrativa icônica e icônico-verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS

Pós-doutorado no Department of Radio-Television-Film, Moody College of Communication, University of Texas at Austin (EUA) e no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos em Televisão Digital, edital RH-TVD/2008). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em Televisão Digital pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição.

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Educação (PPGE) e na Graduação em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Claudia Zucatelli, Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias pela Universidade de São Paulo/USP. Licenciada em Letras com Habilitação em Português e Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André/FSA.Professora de Educação Infantil na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo (PMSBC) e Professora de Português na Prefeitura do Município de São Caetano do Sul (PMSCS)

Claudia Valeria Okayama, Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS. Pedagoga e Psicopedagoga pela Universidade São Marcos/SP

Coordenadora Pedagógica na Escola CAMB-Caminho Aberto/SP

Downloads

Publicado

18-09-2017