ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DOS USOS DA PREPOSIÇÃO “A” EM JORNAIS DOS SÉCULOS XIX, XX E XXI

Autores

  • Jorge Augusto Alves da Silva Professor Tiutlar do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
  • Julinara Silva Vieira Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação / Campus XII.

Resumo

A preposição a se originou da preposição latina ad; era usada com a finalidade de expressar os conceitos de direção, movimento, proximidade e fim. Nesse sentido, coube-nos investigar que valores a preposição a passou a assumir na Língua Portuguesa, partindo das gramáticas históricas e prescritivas às gramáticas de uso. O objetivo principal com este trabalho é o de identificar os novos sentidos e funções que a preposição a assumiu ao longo de três séculos da Língua Portuguesa, bem com a frequência da ocorrência de tais funções e sentidos; para isso, aventamos a hipótese de que a preposição a foi, ao longo do tempo, assumindo novos usos e valores, passando do seu sentido base/prototípico (mais usual) para acepções mais abstratas. Como aporte teórico-metodológico, buscamos dialogar com gramáticos históricos, gramáticos normativos e com as discussões no âmbito da Linguística contemporânea. Trata-se de uma pesquisa documental, cuja análise é quantitativa e qualitativa, amparada teoricamente pela Sócio-história, cujos dados foram coletados nos jornais A Penna (séc. XIX e XX) e Tribuna do Sertão (séc. XXI). Os resultados apontam que a preposição avem ganhando novos sentidos, transpondo da acepção de Espaço para Tempo, e desse para sentidos mais abstratos. 

 Palavras-chave: Preposição a. Sócio-história. Linguística.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Augusto Alves da Silva, Professor Tiutlar do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Professor Titular de Língua e Literatura Latinas. Mestre e Doutor em Letras (Lingüística Histórica) pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor titular (nível A) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Português Afro-brasileiro e Português Popular do Brasil. Desenvolve, ainda, pesquisa em documentos dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, elaborando descrições com base na Teoria Estruturalista.

Julinara Silva Vieira, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação / Campus XII.

Mestre em Linguística, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Downloads

Publicado

02-08-2018