NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL MOBILIZADAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ONLINE

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo construir uma compreensão sobre o processo de aprendizagem de estudantes da licenciatura em Letras que participam do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) de uma universidade federal mineira. Os/as estudantes, no referido programa, ao participar de um conjunto de ações integrando escola-universidade, são engajados a reconstruir suas experiências a partir de pequenas narrativas (BAMBERG & GEORGAKOPOULOU, 2008), compartilhadas na rede social digital Padlet. Tais narrativas possibilitam que coordenação e supervisão do PIBID acionem temas, questões e problemas que configurem diferentes trajetórias de aprendizagem e formação profissional do grupo (NELSON, 2011). Neste trabalho, analisaremos tais narrativas a partir dos estudos do discurso em perspectiva interacional. Como resultados, observamos que estudantes mobilizam conhecimentos da experiência como discentes da educação básica, e ressignificam as práticas escolares a partir de um tensionamento do binômio teoria versus prática, o que se coloca como um desafio para a superação de uma formação docente conservadora, especialmente no que tange a uma aula de língua portuguesa que se ocupe não somente com os recursos linguísticos de um texto, mas sobretudo com a formação cidadã na educação básica.

Biografia do Autor

Alexandre José Cadilhe, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutor em Estudos Linguísticos pela UFF e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Professor Adjunto da UFJF, atuando no departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Linguística
Priscila Sant'Anna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora; professora do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei (IFSJDR) e da educação básica da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

Publicado
2019-12-27