CONSIDERAÇÕES DE ORDEM ENUNCIATIVA SOBRE A FORMAÇÃO DOS CÓDIGOS DE LINGUAGEM

Autores

Palavras-chave:

Teoria linguística, Linguística da enunciação, Análise do discurso

Resumo

As pesquisas no campo da linguística que se ocupam de examinar e descrever o funcionamento dos sistemas linguísticos frequentemente se apoiaram na suposição de que uma língua corresponde a um sistema que prepara seus usuários para a experiência linguística no espaço comum do universo social. De outro lado, os desenvolvimentos de uma linguística da enunciação têm aberto novos horizontes à compreensão dos sistemas linguísticos, na medida em que colocam o problema da dependência entre a definição essencial de uma língua e a existência de um corpus de enunciados estabilizados e reconhecidos como fundadores por uma sociedade. Neste trabalho, procedemos a uma seleção de alguns planos enunciativos, por meio da qual demonstramos algumas possibilidades de contribuição da atividade enunciativa na formação dos códigos linguageiros. Dentre várias categorias disponíveis, separamos para o presente trabalho as classes do gênero discursivo, do modo de enunciação, da prática discursiva e da cena enunciativa, tal como aparecem nos desenvolvimentos teóricos de Dominique Maingueneau em seus trabalhos sobre análise do discurso. Reservamos ainda um espaço para discutir a relação entre a historicidade da língua e a mutabilidade do signo, onde articulamos a teoria saussuriana com a associação estabelecida por Maingueneau entre vocabulário e posição enunciativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estêvão de Carvalho Freixo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); graduado em Produção Fonográfica pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Candido Mendes (UCAM).

Décio Rocha, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); graduado em Português-Literaturas pela Universidade Gama Filho. É professor do Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

BALIBAR, R. Le colinguisme, Paris, PUF, coleção “Que sais-je ?”, n°2796, 1993.

CARBONI, F. et al. O plurilinguismo na história do Brasil: considerações exploratórias. Organon, v. 32, n. 62, 2017.

HARRISON, C.; HARRISON, C. Dicionário Guajajara-Português. Associação Internacional de Linguística SIL – Brasil, 2013.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. Campinas: Pontes, 1997.

MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos em Comunicação. 3. ed. São Paulo: Cortês Editora, 2004.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. 28. ed. São Paulo: Editora Pensamento-Cultrix Ltda., 2012.

WUNDT, W. Elementos de psicologia dos povos: o princípio da linguagem e o pensamento do homem primitivo. Tradução de Estêvão Freixo. Psicologia da Educação, v. 37, n. 2, p. 91–101, 2013.

Downloads

Publicado

15-07-2020