O SIGNO IDEOLÓGICO EM REPORTAGEM DE FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Signo ideológico, Reportagem, Cenário temático

Resumo

Este artigo visa discutir a relevância de análise de elementos verbo-visuais como elementos indissolúveis e constituintes de sentido. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos de signo ideológico na concepção de Bakhtin e seu círculo, como também de multimodalidade na obra de Kress e van Leeuwen. Os signos ideológicos refletem realidades e refratam novas significações de mundo, evidenciando discursos ideológicos construídos nos mais diversos contextos enunciativos. Para ilustração desse pensamento, selecionamos a abertura de uma reportagem sobre festa de aniversário infantil na Revista Digital Acrópolis Kids. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista por descrever, analisar e interpretar os elementos verbo-visuais da reportagem, dados concebidos em situação real de interação. Os resultados revelam uma nova modalidade de comemorar aniversário por meio da sua espetacularização e publicação para a sociedade.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Ponciano Fernandes, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestra em Linguística pela UFPB; graduada em Letras e especialista em Língua Inglesa pela mesma instituição. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); graduado em Letras pela mesma instituição. É professor do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Danielle Barbosa Lins de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora e mestra em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na University of New South Wales (UNSW); graduada em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com período de intercâmbio na Leeds University. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Buenos Aires (UBA). É professora do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

15-07-2020