PERFILAMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ANTES E APÓS O INGRESSO NA UNIVERSIDADE

O QUE REVELAM OS ESTUDANTES DE LETRAS?

Autores

Palavras-chave:

Práticas de leitura e escrita, Letramento acadêmico, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo visa analisar e discutir os resultados parciais de um estudo quali-quantitativo sobre as práticas de leitura e escrita de estudantes do Ensino Superior. Parte-se do princípio de que compreender o perfil desses estudantes e conhecer suas práticas de letramentos torna-se uma ferramenta útil aos professores do Magistério Superior no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem. A pesquisa considera dados fornecidos por discentes do curso de Letras de uma universidade pública de ensino, os quais responderam a um questionário estruturado sobre condições socioeconômicas e hábitos de leitura e escrita antes e depois do ingresso na universidade. O artigo alinha-se teoricamente às contribuições dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2006), aderindo à perspectiva que compreende o letramento como uma prática social vinculada aos contextos socioculturais em que é construído. A partir da análise preliminar dos resultados, conclui-se que reconhecer a heterogeneidade dos estudantes refletida em suas práticas de leitura e escrita colabora para a realização de ações que visam desenvolver o letramento acadêmico dos discentes, ao passo que também pode cooperar para a valorização identitária desses estudantes.

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Biografia do Autor

Nedja Lima de Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora e mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduada em Letras - Língua Portuguesa pela mesma instituição. É professora do Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó da UFRN.

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Publicado

15-07-2020