A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Produção de texto, Carta do leitor, Marcas linguísticas

Resumo

Este artigo tem por escopo investigar o fenômeno da responsabilidade enunciativa em textos de alunos do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, orientamo-nos pelos trabalhos de Adam (2008, 2011), Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi e Rodrigues (2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos dez textos do gênero discursivo Carta do Leitor produzidos por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise nos mostra que há uma predominância da voz dos alunos, embora encontremos, em pequena recorrência, a voz de outras instâncias enunciativas, a exemplo da voz da autora do artigo motivador da escrita das cartas do leitor que formam o corpus deste trabalho. Em relação às marcas linguísticas identificadas que materializam a assunção da responsabilidade enunciativa nos textos analisados, destacamos os conectores, os adjetivos, os advérbios, os verbos em 1ª pessoa do singular e do plural e os modalizadores como as de maior recorrência. A análise nos mostra, outrossim, que quando se realiza um trabalho com os elementos linguísticos sob uma ótica discursiva, os alunos conseguem aprender melhor e conseguem usar adequadamente os recursos linguísticos nos textos produzidos.

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Biografia do Autor

Alexandro Teixeira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (UB, Espanha); mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFCE); graduado em Letras - Português/Espanhol e Literaturas pela UFCE. É professor do Departamento de Letras do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó da UFRN.

Raphael Dantas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduado em Letras - Português/Inglês e Literaturas pela mesma instituição.

Referências

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Publicado

15-07-2020