ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Fabiana Giovani Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Francielle Machado dos Santos Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Resumo

A finalidade deste artigo é analisar uma unidade de estudo que visa à apropriação da alfabetização e do letramento, presente no livro didático “Português: Uma proposta para o letramento” escrito pela autora Magda Soares (2003). Foi feita uma análise do capítulo “Muito prazer, dona rua!” com o objetivo de verificar a coerência entre os fundamentos norteadores encontrados no manual do professor e as atividades efetivamente propostas no livro do aluno. De acordo com a autora, o processo de aprendizagem de leitura e escrita deve ultrapassar, já nas séries iniciais, a simples aquisição da tecnologia, assim como ela chama a codificação (escrita) e a decodificação (leitura). Desta forma, ler e escrever tornam-se processos de apropriação que ocorrem em seus usos nas práticas sociais. A análise revela que o livro didático apresenta em alguma medida coerência entre teoria e prática, bem como um avanço na forma de aliar o trabalho com a alfabetização e o letramento. No entanto, acredita-se que o professor não deve se restringir às atividades aqui propostas como fontes de alfabetização e letramento e sim buscar em sua própria realidade maneiras de adaptar este material ao seu contexto de atuação.

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Biografia do Autor

Fabiana Giovani, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora adjunta do Curso de Letras

Francielle Machado dos Santos, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Aluna de pós graduação

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Publicado

01-11-2013