JULGAMENTO COMO CATEGORIA AVALIATIVA: O DESEMPENHO DE DILMA ROUSSEFF EM FOCO

Autores

  • Glivia Guimarães Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Sara Regina Scotta Cabral Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este estudo tem o embasamento teórico do Sistema de Avaliatividade, de Martin & White (2005), teoria que se preocupa em categorizar as avaliações que tecemos em relação a pessoas e seus comportamentos, a eventos e a objetos. O Sistema de Avaliatividade abrange três subsistemas - a atitude, o engajamento e a gradação. O foco deste estudo é uma das categorias semânticas da atitude, o julgamento. Essa categoria avalia, positiva ou negativamente, o comportamento dos indivíduos. Nosso objetivo é analisar, em uma porção de linguagem, como se manifestam julgamentos em relação ao comportamento de uma pessoa. Para isso, tomamos como exemplo um editorial que tem como foco a atuação da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. O texto foi publicado na edição online do jornal O Estado de S. Paulo, em 11 de abril de 2012. Inicialmente, realizamos a análise contextual do editorial, identificando as variáveis campo, relações e modo. Em seguida, fazemos a análise semântico-discursiva, identificando e classificando as manifestações de julgamento. Por fim, interpretamos esses resultados, que apontaram para o predomínio de avaliações negativas acerca da atuação da presidenta, o que foi evidenciado pela alta incidência de ocorrências de julgamentos negativos de tenacidade e capacidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glivia Guimarães Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras-Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Especialista em Linguagem e Representação - Ênfase em Linguística pelo Centro Universitário Franciscano, na mesma cidade. Aluna de mestrado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM.

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Possui mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora de Língua Portuguesa na mesma instituição (UFSM), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Suas áreas de pesquisa são Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, gêneros textuais e discurso jornalístico.

Downloads

Publicado

01-11-2013