Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações com a realidade histórico-cultural e contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.

A Revista tem como públicos-alvo docentes e alunos de pós-graduação, professores, estudantes pesquisadores e gestores de instituições de ensino e de pesquisa de associações científicas e profissionais e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica.

 

Políticas de Seção

Artigos

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Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Normas de publicação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revista Completa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revista Completa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos (Fluxo Contínuo)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos (Dossiê)

Editores
  • Quezia Tosta
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Processo de Avaliação pelos Pares

Apresentação de colaborações

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, periódico semestral do Programa de Pós Graduação em Educação, publica artigos, resenhas de livros, dossiês e traduções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros.

Os artigos devem apresentar resultados originais de trabalhos de investigação e/ou  de reflexão teórico-metodológica, não sendo permitida  a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

Os dossiês deverão ter um caráter interinstitucional, abordando temáticas de relevância para a área. Devem ser compostos de uma apresentação e de três a cinco artigos, reunindo autores de no mínimo três instituições.

As resenhas devem efetuar um estudo crítico de textos recentemente publicados ou de obras consideradas clássicas da área. Deve apresentar, obrigatoriamente, a referência bibliográfica completa, esperando-se que contenham comentários e julgamentos sobre as idéias contidas na obra, a metodologia empregada, a relevância do tema e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.

As traduções deverão vir acompanhadas de uma autorização do autor da obra original ou da editora que publicou o texto. 

Avaliação dos Trabalhos

Os artigos, dossiês e traduções recebidos serão submetidos a uma avaliação preliminar por parte da Comissão Editorial, que examinará se cumprem os requisitos temáticos e formais. Após essa análise, serão encaminhados anonimamente a dois pareceristas ad hoc. Os pareceristas poderão recomendar a sua aceitação, recusa ou sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará à Comissão Editorial, para avaliação final.

A revista adota o sistema duplo-cego (blind review), de modo a assegurar que os nomes dos pareceristas permaneçam em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

As resenhas, notas de leitura e traduções são avaliadas pela Comissão Editorial.

Após a aprovação do trabalho, os autores serão solicitados a enviar autorização de publicação.

A Comissão Editorial informa que o conteúdo expresso nos artigos publicados é de inteira responsabilidade dos seus autores.

Serão fornecidos gratuitamente aos autores e/ou tradutores dois exemplares do número da revista em que seu texto foi publicado.

Essas normas estão disponibilizadas no sítio eletrônico da Revista Cadernos de Pesquisa em Educação e podem ser acessadas em:www.periodicos.ufes.br/educacao

 

 

Periodicidade

A Revista terá periodicidade semestral e publicará:

I – artigos;

II – resenhas de livros;

III – dossiês;

IV – traduções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a Revista

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações com a realidade histórico-cultural e contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.

 

Indexadores e Bases de Dados

Nacionais

DIADORIM

EDUBASE (UNICAMP)

PORTAL IBICT 

PORTAL PERIÓDICOS CAPES

Portal de periódicos UFES (http://peridicos.ufes.br)

Educa - base de dados UFMG

Internacionais

Directory of Open Acess Journal (DOAJ, Suíça)

LATINDEX (México)