Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações com a realidade histórico-cultural e contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.

A Revista tem como públicos-alvo docentes e alunos de pós-graduação, professores, estudantes pesquisadores e gestores de instituições de ensino e de pesquisa de associações científicas e profissionais e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica.

 

Políticas de Seção

Artigos

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Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Normas de publicação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Apresentação de colaborações

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, periódico semestral do Programa de Pós Graduação em Educação, publica artigos, resenhas de livros, dossiês e traduções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros.

Os artigos devem apresentar resultados originais de trabalhos de investigação e/ou  de reflexão teórico-metodológica, não sendo permitida  a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

Os dossiês deverão ter um caráter interinstitucional, abordando temáticas de relevância para a área. Devem ser compostos de uma apresentação e de três a cinco artigos, reunindo autores de no mínimo três instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, um pesquisador filiado a instituição financeira.

As resenhas devem efetuar um estudo crítico de textos recentemente publicados ou de obras consideradas clássicas da área. Deve apresentar, obrigatoriamente, a referência bibliográfica completa, esperando-se que contenham comentários e julgamentos sobre as idéias contidas na obra, a metodologia empregada, a relevância do tema e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.

As traduções deverão vir acompanhadas de uma autorização do autor da obra original ou da editora que publicou o texto. Quando se tratar de obra de domínio público, dispensa-se tal autorização ficando responsável por essas informações o autor da tradução.

Orientações para formatação dos textos

As contribuições deverão ser apresentadas no seguinte formato: 2,5 cm de margem superior e inferior; 3 cm de margem direita e esquerda, espaço entre linhas 1,5 fonte “Arial”, tamanho 12.

Artigos, traduções e dossiês (cada artigo) – de 40.000 a 60.000 caracteres com espaços (aproximadamente de 20 a 28 páginas, incluindo gráficos, tabelas, figuras e imagens), acompanhados de títulos em inglês; resumos e abstracts de 700 a 800 caracteres com espaços (aproximadamente 10 linhas); cinco palavras-chaves e keywords;

Resenhas – de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços (aproximadamente de 4 a 8 páginas);

Deverá ser encaminhada no padrão; editor “Word for Windows”.

Na primeira lauda da contribuição deverá conter:

Título digitado na mesma fonte do texto, em tamanho 12, com alinhamento centralizado e em negrito. Deve ser breve, específico e descritivo, contendo palavras-chave que representem o conteúdo do texto acompanhado de sua tradução para o inglês;

Nome(s) completo(s) do(as) autor(e/as), tipo de vinculação institucional, endereço postal, telefone, fax e e-mail.

Na segunda lauda da contribuição deverá constar:

Resumo, de caráter informativo, expondo o objetivo, metodologia, resultados e conclusões da contribuição, contendo até 250 palavras, estruturado em um único parágrafo e acompanhado de sua tradução para o inglês (abstract);

Palavras-chave, que identifiquem o conteúdo do artigo, acompanhadas de sua tradução para o inglês (keywords).

O texto, iniciado a partir da terceira lauda, deverá estar estruturado conforme as características específicas da contribuição (artigo, resenha, relato de projeto ou de pesquisa), com paginação numerada no canto superior direito.

As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica, citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em outro parágrafo, utilizando-se recuo (4 cm na margem esquerda), em corpo 11, sem aspas.

As notas de rodapé deverão ser explicativas, limitando-se ao mínimo possível.

As ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, etc.) poderão ser aceitas se estiverem em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto), devendo-se assinalar, no texto, o número de ordem e os locais onde devem ser inseridas. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas (autor, data) abaixo da ilustração e por completo nas referências.

As indicações bibliográficas, dentro do texto, devem vir no formato sobrenome do autor, data de publicação e número da página entre parênteses, como, por exemplo: (AZEVEDO, 1946, p. 11).

As referências devem ser redigidas de acordo com a NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ordenadas alfabeticamente por sobrenome do autor e constituir uma lista como última seção do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do(s) autor(es).

As referências deverão ter alinhamento apenas na margem esquerda, com as linhas posteriores à primeira também rentes à margem.

A comissão Editorial se reserva no direito de aceitar apenas artigos apresentados com as normas acima descritas.

 

Avaliação dos Trabalhos

Os artigos, dossiês e traduções recebidos serão submetidos a uma avaliação preliminar por parte da Comissão Editorial, que examinará se cumprem os requisitos temáticos e formais. Após essa análise, serão encaminhados anonimamente a dois pareceristas ad hoc. Os pareceristas poderão recomendar a sua aceitação, recusa ou sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará à Comissão Editorial, para avaliação final.

Os critérios para a seleção de artigos levam em conta, além dos aspectos formais do texto, a originalidade; o alcance dos objetivos propostos; o aprofundamento no tratamento do tema; a análise das fontes com relação ao referencial teórico pertinente à abordagem histórica e/ou historiográfica; o diálogo com estudos da área de historia da educação e áreas conexas.

A revista adota o sistema duplo-cego (blind review), de modo a assegurar que os nomes dos pareceristas permaneçam em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

As resenhas, notas de leitura e traduções são avaliadas pela Comissão Editorial.

Após a aprovação do trabalho, os autores serão solicitados a enviar autorização de publicação.

A Comissão Editorial informa que o conteúdo expresso nos artigos publicados é de inteira responsabilidade dos seus autores.

Serão fornecidos gratuitamente aos autores e/ou tradutores dois exemplares do número da revista em que seu texto foi publicado.

Essas normas estão disponibilizadas no sítio eletrônico da Revista Cadernos de Pesquisa em Educação e podem ser acessadas em:www.periodicos.ufes.br/educacao

 

 

Periodicidade

A Revista terá periodicidade semestral e publicará:

I – artigos;

II – resenhas de livros;

III – dossiês;

IV – traduções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros.


 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a Revista

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações com a realidade histórico-cultural e contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.



ISSN: 2317-742X