Atividade docente: construindo um fazer ético

Autores

  • Ana Paula Figueiredo Louzada Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elizabeth Maria Andrade Aragão Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v1i39.10728

Resumo

RESUMO
O artigo visa analisar a atividade docente com o intuito de avançar na construção de estratégias metodológicas de pesquisa-intervenção que auxiliem na cartografi a dos processos de trabalho. Considera-se necessário afi rmar a atividade como imanente, constituindo-se como coletiva e transpessoal. Por meio do uso de metodologias da Clínica da Atividade, mais especifi camente da autoconfrontação simples, aborda análise de uma atividade docente, o real do trabalho, salientando a produção de normas e a gestão que atravessam necessariamente os trabalhadores. Desse modo, afi rma que os fazeres docentes se modulam, ao mesmo tempo, como uma atividade dirigida a si (suas exigências, suas necessidades) e dirigidas aos outros. Atravessada por relações de poder-saber e exercícios de liberdade, a atividade docente confi gura-se como um exercício ético.
Palavras-chave: Trabalho docente. As políticas educacionais. Atividade clínica.


ABSTRACT
This article aims to analyse the teacher activity with the goal in advancing methodological strategies in research-interventions, which help in the design of work processes. It is necessary to confi rm the activity as immanent, constituting itself as collective and transpersonal. By using the methodologies in Activity Clinic, more specifi cally, simple self-confrontation, it mentions the analysis of a teacher activity, the real work, pointing out the rules production and management, which cross workers. Therefore, it affi rms that the teacher execution modulate themselves, at the same time, as an activity with its own direction (its needs, and demands), and directed to the others. Crossed by power-knowledge relations and freedom exercises, the teacher activity represents an ethical exercise.

Keywords: Teacher work. Educational policies. Activity clinic.

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Biografia do Autor

Elizabeth Maria Andrade Aragão, Universidade Federal do Espírito Santo




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Publicado

14-12-2014

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Artigos