A produção da disciplina escolar história natural na década de 1930: os livros didáticos de Waldemiro Potsch para o ensino secundário

Autores

  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Sandra Escovedo Selles Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v1i39.10729

Resumo

Este estudo trata da história da disciplina escolar História Natural e referencia-se nas perspectivas teórico-metodológicas da história das disciplinas escolares. Foi realizada a análise de três livros didáticos de História Natural para o ensino secundário, publicados nos anos 1930 e de autoria de um professor catedrático do Colégio Pedro II, Waldemiro Potsch. Nas obras foram priorizados conhecimentos de Zoologia e Botânica em relação à Mineralogia e Geologia, com pouco destaque para a Biologia Geral. Encontramos indícios da produção dos livros conforme seriação do ensino e programas ofi ciais. As referências a renomados cientistas e professores brasileiros reforçam o caráter nacionalista das obras e a busca por prestígio, evidenciando o círculo intelectual e científi co da época.
Palavras-chave: Disciplinas escolares. Livros didáticos de História Natural. Professores autores. Ensino secundário. Ensino de Biologia.

ABSTRACT
This study deals with the history of the Natural History school subject and refers to the theoretical and methodological perspectives in the history of school subjects. Analysis was performed with three textbooks of Natural History for secondary education, published in 1930 and authored by a teacher of Colégio Pedro II, Waldemiro Potsch. In these books, Zoology and Botany have been prioritized in relation to Mineralogy and Geology, with little emphasis on General Biology. We found evidence of the production of books according to serial teaching and official programs. References to renowned Brazilian scientists and teachers reinforce the nationalist character of the books and the quest for prestige in the intellectual and scientific circle of that time.

Keywords: School subjects. Natural History textbooks. Teachersauthors. Secondary education. Biology teaching.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(Resumo)
BITTENCOURT, CirceMaria Fernandes. Disciplinas escolares: história e pesquisa.
In:OLIVEIRA, M.A.T. e RANZI, S.M.F. (Org.) História das disciplinas escolares no
Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
BITTENCOURT, CirceMaria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros
de leitura.Educação e Pesquisa, v. 30, São Paulo, n. 3, set./dec. 2004, p. 475-491.
CASSAB, Mariana. A emergência da disciplina biologia escolar (1961-1981):
renovação e tradição. 2011. 238 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação,
Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
CASSAB, Mariana; SELLES, Sandra Escovedo; SANTOS, Maria Cristina Ferreira;
TAVARES, Daniele. Análise de compêndios didáticos: tensões entre forças de
estabilidade e mudança na história da disciplina escolar Biologia (1963-1970).
Revista Teias (UERJ Online), v. 14, p. 241-263, 2012.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de
pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, Porto Alegre, 1990, p. 177-229.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte.
Educação e Pesquisa, v.30, São Paulo, n.3, set./dez. 2004, p. 549-566.
FERREIRA, Márcia Serra; SELLES, Sandra Escovedo. Entrelaçamentos históricos
das Ciências Biológicas com a disciplina escolar Biologia: investigando a versão
azul do BSCS. In: PEREIRA, M.G.; AMORIM, A, C, R. (orgs.) Ensino de Biologia: fios
e desafios na construção de saberes.João Pessoa: Editora Universitária/UFPB,
2008. p. 37-61.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos