Apropriações docentes acerca da disciplina história: cenário conciso 1970-2000

Autores

  • Eliane Mimesse Prado PUC/SP
  • Juliana Miranda Filgueiras PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v2i42.12835

Resumo

Este estudo analisa algumas formas de apropriações dos saberes presentes nos livros didáticos de história, que os docentes da educação básica realizaram ao longo das últimas décadas. Em algumas épocas observou-se um ligeiro repúdio ao uso desses livros e em outras épocas sua utilizaçãoEste estudo analisa algumas formas de apropriações dos saberes presentes nos livros didáticos de história, que os docentes da educação básica realizaram ao longo das últimas décadas. Em algumas épocas observou-se um ligeiro repúdio ao uso desses livros e em outras épocas sua utilização plena. Neste caso, exatamente por se tratar de livros didáticos da disciplina história, muitas são as controvérsias com relação à escolha de quais seriam os conteúdos que deveriam compor um livro dessa disciplina, pois a história escolar carrega consigo a responsabilidade de difundir os acontecimentos sociais, políticos, culturais e econômicos de diferentes tempos e espaços. Entretanto, essa difusão depende sempre do ponto de vista de quem a produziu em uma determinada época. Esse é o motivo pelo qual, ao longo da história da educação escolar no Brasil, existiram interferências nos conteúdos mínimos do componente curricular história, que são interpretados e propalados pelos livros didáticos, considerados importantes disseminadores desses conteúdos. plena. Neste caso, exatamente por se tratar de livros didáticos da disciplina história, muitas são as controvérsias com relação à escolha de quais seriam os conteúdos que deveriam compor um livro dessa disciplina, pois a história escolar carrega consigo a responsabilidade de difundir os acontecimentos sociais, políticos, culturais e econômicos de diferentes tempos e espaços. Entretanto, essa difusão depende sempre do ponto de vista de quem a produziu em uma determinada época. Esse é o motivo pelo qual, ao longo da história da educação escolar no Brasil, existiram interferências nos conteúdos mínimos do componente curricular história, que são interpretados e propalados pelos livros didáticos, considerados importantes disseminadores desses conteúdos.

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Publicado

31-12-2015