O CURRÍCULO E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES/DIFERENÇAS DE GÊNERO: A HETERONORMATIVIDADE EM QUESTÃO?

Autores

  • José Licínio Backes UCDB
  • Ruth Pavan UCDB

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i45.19027

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o currículo, mais especificamente, sobre o currículo e a produção de identidades/diferenças de gênero nos anos finais do ensino fundamental. O currículo é visto como uma arena de significados que, além de lidar com conteúdos, produz sujeitos, produz identidades e diferenças, entre as quais, identidades/diferenças de gênero. As identidades/diferenças de gênero são vistas como relacionais, históricas e culturais. O artigo baseia-se na análise das entrevistas realizadas com professores de uma escola pública estadual do município de Campo Grande (MS), com alto IDEB nos anos finais do ensino fundamental em 2011, 2013 e 2015. Concluímos, com base na pesquisa efetuada, que os professores entrevistados ainda têm dificuldade de lidar com as identidades/diferenças de gênero, o que se dá, em grande parte, como resultado da cultura marcada pela heteronormatividade – uma heteronormatividade que está sendo questionada pela luta dos movimentos sociais, notadamente os movimentos feministas e LGBT. Mesmo nas entrevistas com os professores, observamos alguns sinais de questionamento da heteronormatividade, quando afirmam que hoje as diferenças entre meninos e meninas não são mais tão nítidas; que não julgam as orientações sexuais de seus alunos; e que, quando percebem discriminação entre alunos, procuram ensinar que não se deve discriminar.

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Biografia do Autor

José Licínio Backes, UCDB

 

 


 

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Publicado

31-07-2017