EXPERIÊNCIAS BONITAS COM REGINA LEITE GARCIA E SUAS PROVOCAÇÕES COM OS PROCESSOS FORMATIVOS: CONTAR E ENCANTAR É PRECISO
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v22i45.19143Resumo
O presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios do trabalho de Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social, ou seja, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que sua presença e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode-se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia como obra de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, sua coerência política a favor da escola pública, comprometida com a justiça social, mostra-se e entremeia sua vida, seu trabalho com a educação e com as classes populares.
Downloads
Referências
GARCIA, Regina Leite. A difícil arte/ciência de pesquisar com o cotidiano. In: GARCIA, Regina Leite (org.) Método; métodos; contramétodo. São Paulo: Cortez, 2003.
GARCIA, Regina Leite. Cartas Londrinas e de outros lugares da educação. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
GARCIA, Regina Leite. Currículo emancipatório e multiculturalismo: reflexões de viagem. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio. Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
GARCIA, Regina Leite. O processo de orientação coletivo: práticas interculturais. In: GARCIA, Regina Leite; ZACCUR, Edwiges (orgs.). Alfabetização: reflexões sobre saberes docentes e saberes discentes. São Paulo: Cortez, 2008.
GARCIA, Regina Leite. Reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. In: MOREIRA, Antônio Flávio: SOARES, Magda; FOLLARI, Roberto A.; GARCIA, Regina Leite (orgs.). Para quem pesquisamos: para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.
GARCIA, Regina Leite. Tentando compreender a complexidade do cotidiano. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GARCIA, Regina Leite; ALVES, Nilda. Atravessando fronteiras e descobrindo (mais uma vez) a complexidade do mundo. In: GARCIA, Regina Leite; ALVES, Nilda _______ (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GARCIA, Regina Leite; ALVES, Nilda. Conversa sobre pesquisa. In: ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (orgs.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antônio Flávio. Começando uma conversa sobre currículo. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antônio Flávio (orgs.). 4. ed. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2012.
MAFFESOLI, Michel. O retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
ZEICHNER, Kenneth. Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In: ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (orgs.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0