LEITURA DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Larissa de Freitas Vieira UFSCar
  • Roseli Rodrigues de Mello Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos-SP.

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.20781

Resumo

Resumo: Sob a perspectiva da Aprendizagem Dialógica e das Comunidades de Aprendizagem, este artigo vem demonstrar uma investigação de mestrado desenvolvida para demonstrar como a Leitura Dialógica da Tertúlia Literária Dialógica e da Biblioteca Tutorada de Português, duas Atuações Educativas de Êxito, potencializa a aprendizagem da leitura na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foram utilizadas gravações de atividades de Tertúlias Literárias Dialógicas e de Bibliotecas Tutoradas de Português, além de Relatos Comunicativos de seis participantes, dentre eles professores e alunos, como coletas de dados. Ademais, a investigação foi realizada sob os parâmetros qualitativos da Metodologia Comunicativa numa escola municipal de XXX, transformada em Comunidade de Aprendizagem em 2012.  Os resultados foram favoráveis na dimensão instrumental e na convivência social. Nesse âmbito, citamos como exemplos o desenvolvimento da interpretação textual, de elementos gramaticais, bem como o desenvolvimento do respeito e do diálogo igualitário entre os envolvidos nas atividades.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa de Freitas Vieira, UFSCar

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos-SP - departamento de teorias e práticas pedagógicas - área de ensino-aprendizagem - 2017. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I.

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos-SP.

Professora doutora e titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.

Referências

AUBERT, Adriana; FLECHA, Ainhoa; GARCIA. Carme; FLECHA, Ramón; RACIONERO, Sandra. Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información. 1ª ed.,Barcelona: Hipatia Editorial, S.A. 2008. 258 p.

Brasil. Instituto Anísio Teixeira. Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) de 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo, acessado em 14/11/2016.

DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, Sérgio. Transformações nas políticas de educação de jovens e adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 197-217, maio-ago., 2015.

FLECHA, Ramón. Compartiendo palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. 1ª ed., Barcelona, Buenos Aires e México: Paidós, 1997. 157 p.

FLECHA, Ramón; GÓMEZ, Jesús; PUIGVERT, Lidia. Teoría sociológica contemporánea. 1ª ed., 4ª impressão. Madrid: Espasa Libros, 2001, 161p.

FLYNN, Elizabeth A. Reconsiderations: Louise Rosenblatt and the Ethical Turn in Literary Theory. College English, Volume 70, Number 1, September 2007.

FRANZI, Juliana; BRAGA, Fabiana Marini; CHERFEM, Carolina, MELLO; Roseli Rodrigues; PEREIRA, Kelci Anne. Aprendizagem Dialógica na Educação de Pessoas Adultas: denúncias e anúncios para a superação de obstáculos e busca de desenvolvimento humano. EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - v. 19, n.33, jul.-dez.-2009, p.159-176.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra; tradução: Lólio Lourenço de Oliveira – Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1990.

FOLCH, Teresa Morlà. Comunidades de Aprendizaje, un sueño que hace más de 35 años que transforma realidades. HSE – Social and Education History Vol. 4 No. 1 Febraury 2015 pp. 137-162.

GARCÍA, Ramón Flecha; CIFUENTES, Pilar Álvarez. Fomentando el Aprendizaje y la Solidaridad entre el Alumnado a través de la lectura de clásicos de la Literatura Universal: El caso de las Tertulias Literarias Dialógicas. Educación, Lenguaje y Sociedad ISSN 1668-4753 Vol. XIII Nº 13 (Abril 2016) pp. 1-19.

GÓMEZ, Jesús; LATORE, Antonio; SANCHEZ, Montse; FLECHA, Ramón. Metodologia comunicativa crítica. 1ª ed., Barcelona: El Roure Editorial S.A., 2006. 141 p.

MELLO, Roseli Rodrigues. From Constructivism to Dialogism in the Classroom: theory and Learning Environments. International Journal of Educational Psychology, 1(2), 127-152, 2012. Disponível em: doi:http://dx.doi.org/10.4471/ijep.2012.08

PERRENOUD, Philippe. Construir competências é virar as costas aos saberes? In Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre, Brasil) nº 11, novembro de 1999, pp. 15-19.

TEIXEIRA, Ivan. Estruturalismo. Fortuna Crítica 4. Revista Cult, 1998, p.34-37.

________. O formalismo russo. Fortuna Crítica 2. Revista Cult, 1998, p. 36-39.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)