DAS SINGULARIDADES DA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS ÀS ESPECIFICIDADES DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Gardia Vargas
  • Carolina Gobbato
  • Maria Carmen Silveira Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i47.21328

Resumo

Este artigo reflete sobre os saberes da docência com crianças de 0 a 3 anos, visando compreender, a partir de suas singularidades, algumas das especificidades que compõem aprendizagens docentes nos percursos de acadêmicas em sua formação inicial. O processo metodológico compreendeu a análise de relatórios de estágio e de prática docente desenvolvidas em cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do Rio Grande do Sul. A partir do movimento analítico, foram identificados dois eixos: o primeiro, acerca das inseguranças e ideias limitadoras de quem são e das capacidades dos bebês; o segundo, entre as incertezas do “como fazer”, a dificuldade de construir contextos com as crianças e a ausência de ações cotidianas. Tais achados constituem-se como indicativos dos saberes docentes necessários e apontam a necessidade de contemplar mais a especificidade da ação pedagógica com bebês e crianças bem pequenas nos cursos de Pedagogia, com possibilidades didáticas que sejam potentes para a acolhida das singularidades das crianças de 0 a 3 anos.

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Biografia do Autor

Gardia Vargas

Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Faculdade Cesuca – Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, Rio Grande do Sul / RS, Brasil.

Carolina Gobbato

Professora Assistente, Curso de Pedagogia, Unidade Litoral Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / UERGS, Osório, Rio Grande do Sul / RS, Brasil.

Maria Carmen Silveira Barbosa

Professora Titular, Faculdade de Educação / FACED, Programa de Pós-Graduação em Educação / PPGEDU, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul / RS, Brasil. 

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