PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luciana Galdino
  • Valdete Côco
  • Dilza Côco
  • Silvana Ventorim Ventorim

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i47.21336

Resumo

Este artigo discute indicadores do campo da Educação Infantil (EI), focalizando os processos de formação continuada dos gestores que atuam nas instituições. Essa abordagem está vinculada ao desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, que teve como procedimentos a aplicação de questionário e o desenvolvimento de entrevista semiestruturada aos gestores de Centros Municipais de Educação Infantil, de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. Com ancoragem em referencial teórico-metodológico bakhtiniano, mobiliza uma dialogia com os gestores considerando as premissas legais e os indicativos dos estudos situados no campo da EI e da formação, buscando compreender como se constituem os processos de formação continuada dos gestores. Os resultados da pesquisa indicam a relevância dos processos formativos no desenvolvimento do trabalho, principalmente no fortalecimento das concepções vinculadas à educação de crianças pequenas, acenando temas emergentes na formação de professores.

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