SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR INFANTIL: UMA MEDIAÇÃO ACOLHEDORA

Autores

  • Denise Bueno da Silva Universidade do Planalto Catarinense
  • Patricia Ferreira Moreira UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE https://orcid.org/0000-0002-7410-9725
  • Marina Patrício de Arruda Universidade do Planalto Catarinense
  • Carmen Lucia Fornari Diez Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.21425

Resumo

Este artigo visa abordar os saberes necessários à prática pedagógica do educador infantil a partir da realidade vivenciada em duas Escolas Municipais de Educação Infantil, no município de Vacaria/ Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa se constituiu de uma revisão bibliográfica e estudo de caso realizado a partir do uso de questionários envolvendo quatro dimensões, sendo elas: Identificação Pessoal; Desafios da Aprendizagem; Afetividade e a Construção de Conhecimentos e Saberes do Educador Infantil. Ao buscar compreender como estes profissionais articulam seus saberes lançamos nosso olhar sobre o planejamento de suas atividades; a realização de uma mediação acolhedora e os desafios da aprendizagem que demandam uma formação continuada. A análise dos dados revelou os saberes dos educadores infantis a partir de suas próprias experiências, crenças, valores, com destaque a uma mediação acolhedora. Por meio desse estudo, é possível afirmar que uma mediação acolhedora desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. Como educadores somos todos aprendentes, mediadores de relações complexas e responsáveis pela emancipação social de sujeitos humanizados.

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Biografia do Autor

Denise Bueno da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Aluna em Regime Especial do Programa de Pós - Graduação Mestrado em Educação, da Universidade do Planalto Catarinense(2018). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário FACVEST (2008). Pós Graduação em Práticas Interdisciplinares e Gestão Escolar: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio - FACVEST (2009). Pós Graduação em Coordenação Pedagógica /UFRGS (2013). 

Patricia Ferreira Moreira, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Aluna em Regime Especial do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade do Planalto Catarinense (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (2001). Especialização em Educação Ambiental (2004); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2008); e Especialização em Coordenação Pedagógica(2013). 

Marina Patrício de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense

Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2012). Graduada em ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2003). Atualmente é professora e pesquisadora nos Programas de Pos-graduação em Educação (PPGE) e em Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Carmen Lucia Fornari Diez, Universidade do Planalto Catarinense

Pós-doutora em Filosofia pela Universidade Carlos III de Madrid (2016), no Departamento de Humanidades: Filosofía, Lenguage y Literatura, sob tutoria do Dr. Antonio Gómez Ramos. Pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Barcelona (2005-2006), sob tutoria do Dr. Santiago Petit. Possui graduação em Filosofia e em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. 

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Publicado

13-12-2018

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)