POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL: A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA EM DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.24287

Resumo

O objetivo da pesquisa foi o de analisar os desafios e encaminhamentos predominantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)-Campus Sorocaba, quanto ao aperfeiçoamento e ampliação do apoio ao estudante oriundo do Programa de Ações Afirmativas, a partir da fala de dois (2) representantes por meio de entrevistas, um da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o outro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE). Por meio de um levantamento bibliográfico e documental no Banco da CAPES e o da UFSCAR, forma selecionados trabalhos (Dissertações e teses) aproximativos à temática. Utilizou-se o neoinstitucionalismo como quadro teórico analítico, orientado pela abordagem qualitativa por meio de Estudo de caso, considerando ser a UFSCar-Campus Sorocaba o local epistemológico da pesquisa. No âmbito procedimental utilizamos a técnica de análise documental (CELLARD, 2010) quanto aos registros e iniciativas do campus da UFSCAR-Sorocaba ainda que instrucionais sobre a temática, seguida da análise de conteúdo (BARDIN, 2009) objetivando compreender as vozes dos respondentes e suas devolutivas, ainda que implícitas. Por meio das devolutivas dos respondentes constatou-se que a adoção de políticas de ações afirmativas na UFSCar, não somente contribuiu para propiciar maiores condições de acesso de grupos historicamente excluídos à universidade, como propiciou condições de permanência aos estudantes por meio de apoio institucional específico no âmbito material e acompanhamento alimentar, saúde, transporte, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (Campus Sorocaba) - Mestrado e Doutorado em Educação. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da mesma instituição.

Ariane Andreia Teixeira Toubia, ESAMC - Sorocaba. Faculdades Pitágoras.

Mestra em Educação pela UFSCar-Campus Sorocaba. Docente da ESAMC e Faculdades Pitágoras em Sorocaba.

Referências

BRASIL. Regras para análise de sementes. MAPA-ACS, Brasília, Brasil, 2009. 395p.

CARVALHO, N. M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. Jaboticabal: FUNEP, 2012. 590p.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de grãos. v. 5 n. 8, 2018.

CUNHA, S. G. S.; DAVID, A. M. S. S.; AMARO, H. T. R.; ALVES, D. D.; PORTO, E. M. V. Qualidade fisiológica de sementes de sorgo em resposta ao tratamento com fertilizante à base de zinco e molibdênio. Revista Agrarian, v. 8, n. 30, p. 351-357, 2015.

MAGUIRE, J. D. Speed of germination: aid in selection and evaluation for seedling emergence and vigour. Crop Science, v. 2, n. 2, p. 176-177, 1962.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasil Projeções do Agronegócio. Brasília, 2017.

R CORE TEAM. A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing. Vienna, Austria, 2017.

TAIZ, L.; ZEIGER, E.; MØLLER, I. M.; MURPHY, A. Fisiologia vegetal. Porto Alegre: Artmed, p. 119-126. 2017.

YAGI, R.; SIMILI, F. F.; ARAÚJO, J. C; PRADO, R. M.; SANCHEZ, S. V.: RIBEIRO, C. E. R.; BARRETTO, V. C. M. Aplicação de zinco via sementes e seu efeito na germinação, nutrição e desenvolvimento inicial do sorgo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 41, n. 4, p. 655-660, 2006.

LEMES, E. S.; MENDONÇA, A. O.; DIAS, L. W.; BRUNES, A. P.; OLIVEIRA, S.; FIN, S. S.; MENEGHELLO, G. E. Tratamento de sementes de soja com zinco: efeito na qualidade fisiológica e produtividade. Colloquium Agrariae, v. 13, n. 2, 2017.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)